Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 Login
Quem sofre de fibromialgia é obrigado a conviver com dores intensas. Além de medicação e orientação médica, os pacientes precisam de atividades adequadas a suas condições e limitações, impostas pela doença.
A unidade de Umuarama da Associação Paranaense dos Fibromiálgicos – Apafibro – teve suas atividades interrompidas pela pandemia. “Os pacientes de fibromialgia são portadores de doenças autoimunes, de forma que foi necessário aguardar o avanço da vacinação contra a Covid19 para retomar a programação de atividades com maior segurança para essas pessoas”, esclarece a vice-presidente Suely Sucupira
E esse momento finalmente chegou. De acordo com Suely, a expectativa é que ainda este mês de setembro os atendimentos devem começar.
Estrutura
A estrutura dispõe de salas prontas para atendimento médico e psicológico, aurículoterapia, além de terapia ocupacional, com máquinas de costuras, material para tricô e crochê.
Algumas das atividades programadas estão saindo do papel, são conquistas da Apafibro, que começam a ser efetivadas. A Instituição já tem contrato de parceria devidamente firmado com a Unipar e as aulas de hidroginástica são realizadas no Campus 3, com a turma de Educação Física da universidade. As aulas de Yoga acontecem no espaço da feira do produtor rural às quartas-feiras. O atendimento de psicologia em grupo também já está definido e será realizado na sede da instituição, com maiores detalhes a serem definidos pela diretoria.
A instituição tem em seu cadastro 105 pessoas portadoras de fibromialgia, número que, na avaliação de Suely Sucupira, está defasado. “Durante a pandemia não houve atendimento nem mesmo para cadastro de novos pacientes, então, acredito que esse número deva aumentar com a retomada das atividades e atualização do sistema”, aponta.
Recursos
Outro fator que dificulta as atividades da Apafibro é a escassez de recursos. Nesse sentido, a diretoria tem disponibilizado a sede para visitas, para conhecimento de sua estrutura e das atividades realizadas em prol da saúde das pessoas acometidas pela fibromialgia.
E algumas parcerias estão se desenhando. Empresários e parlamentares em nível municipal, estadual e federal têm mostrado interesse em apoiar projetos que venham ao encontro das necessidades dos pacientes.
União
A sede da Apafibro está localizada à Rua São Vicente, 2056 - Jardim Birigui. Funciona em espaço cedido pelo SOS – Serviço de Obras Sociais.
As pessoas que compõem a diretoria da Apafibro também cedem seu tempo, de forma voluntária, em defesa de uma causa conhecida por todas elas, que sofrem de fibromialgia e se solidarizam com o grupo que só cresce.