Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 Login
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Paraná completou em abril dois anos sem mortes por dengue. De acordo com os dados divulgados na terça-feira (10), a última morte confirmada no Estado foi no início de abril de 2016. Em várias cidades do Paraná a vacinação tem sido utilizada efetivamente para controlar a proliferação da doença. Não é o caso de Umuarama, que este ano não registrou nenhum caso da doença. Na região, apenas a população de Tapira precisa ser vacinada contra a dengue.
"A vacina da Dengue é para os municípios que tiveram três epidemias consecutivas. Umuarama não teve. A única cidade da região que se enquadra nos critérios para a vacinação da população é Tapira, onde a vacina está disponível nas Unidades de Saúde", disse Aletheia Patrícia Busch, Chefe de divisão de vigilância em Saúde da 12ª Regional de Saúde ao Movimento Saúde.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná, Júlia Cordellini, foi graças a um trabalho coletivo, que une Estado, municípios e sociedade que os números de dengue reduziram drasticamente no Paraná. De acordo com o informe, o Estado saiu de uma epidemia de mais de 56 mil casos e 63 óbitos, entre 2015 e 2016, para 587 casos e nenhum óbito entre 2017 e 2018.
De acordo com o último levantamento divulgado na região, no ano passado, no período de agosto a dezembro, foram apenas dois casos confirmados de dengue em todas as cidades abrangidas pelas 12ª Regional de Saúde. Nenhum caso se agravou.
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em dengue.pr.gov.br ou nas secretarias municipais de Saúde.