Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 Login
Em alusão ao Dia Internacional de Combate a Tuberculose (24 de março), a Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria Municipal de Saúde prepara algumas ações para orientar sobre a doença. O Ambulatório Municipal de Infectologia vai repassar o máximo de informações possíveis para disseminar a importância da prevenção e, ao mesmo tempo, orientar famílias com pacientes sobre o tratamento.
A orientação é o caminho, bem como a conscientização sobre a importância do tratamento, que podem levar à cura completa da doença. Por isso, é importar orientar as famílias para o caso de haver algum paciente sintomático”, explicou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.
O coordenador do Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde, Fábio Higino Barzon, acrescenta que além das orientações será disponibilizado à população o teste rápido todas as terças-feiras, das 8h às 11h, no ambulatório, para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Umuarama conta hoje com 36 pacientes de tuberculose em tratamento dentro do Ambulatório Municipal de Infectologia. “No ano passado tivemos o registro de 66 novos casos da doença e, em 2018 já estamos com 8 novos casos confirmados”, acrescentou Barzon.
A programação foi aberta nesta quarta-feira, 14, com as palestras “IST – Infecção Sexualmente Transmissível”, ministrada pela psicóloga Lucineia Ceolin, e “Tuberculose”, com o médico Celso José gomes, ambas nas partes da manhã e tarde, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para cerca de 400 alunos e funcionários. Na próxima segunda-feira, 19, as palestras serão levadas ao Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis, tendo como alvo cerca de 160 idosos do grupo “Vida Ativa Melhor Idade”, respectivamente às 8h e às 9h30.
No próximo dia 21, será a vez dos grupos da terceira idade da Igreja Nossa Senhora Aparecida – que se reúnem no salão paroquial – assistirem às palestras, que no dia 22 serão levadas para os idosos dos distritos de Santa Eliza e Serra dos Dourados, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Para 12 de abril serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C das 8h às 11h e das 13h30 às 16h no campus da UEM, para servidores e estudantes. As ações programadas até o momento envolvem mais de 1.200 pessoas.