Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 Login
O Ministro da Saúde Ricardo Barros esteve em Umuarama na sexta-feira (9) e participou inauguração do Centro de Simulação em Saúde – Laboratório de Medicina ‘Dr. José de Oliveira’, nome dado em homenagem ao advogado que foi um dos fundadores da APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura), entidade mantenedora da Universidade Paranaense – UNIPAR.
Abrindo simbolicamente as atividades do Curso de Medicina, Barros proferiu uma aula magna para professores e acadêmicos de vários cursos da área de saúde da Unipar. As aulas da primeira turma de Medicina começam oficialmente na segunda-feira (12).
O ministro encorajou os novos acadêmicos a persistirem e falou da necessidade de mais profissionais de saúde no Brasil. Barros também apresentou dados com informações otimistas sobre a atual situação da saúde pública. Segundo ele, o trabalho do Ministério da Saúde tem sido em função de ampliar e melhorar o atendimento em todo o país.
PIONEIRISMO
A pioneira e vice-reitora da Unipar, Neiva Pavan Garcia, lembrou durante o evento da parceria de mais de 56 anos entre famílias Garcia e Oliveira na construção da Unipar. Para ela é justa e digna a homenagem ao saudoso José de Oliveira, que faleceu no ano passado e foi um dos pilares daquela universidade.
O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia disse que o Curso de Medicina sempre foi um sonho das duas famílias. “E uma grande conquista, mas resta ainda um longo caminho a percorrer. A Unipar busca sempre a formação de novos profissionais para atender a sociedade com qualidade em todas as áreas onde atuamos”, disse.
Garcia agradeceu a visita e o apoio do Ministro Ricardo Barros e apresentou as salas de aula e procedimentos de alta tecnologia, adquiridos pela Unipar e que serão utilizados por acadêmicos do Curso de Medicina e também de outros cursos da área da saúde.
Participaram da inauguração, a viúva de José de Oliveira, Dona Odethe Alves de Oliveira, acompanhada das filhas Regina, Maria do Carmo, Maria Dalva, do filho José de Oliveira Filho.
O deputado federal Osmar Serraglio, o deputado estadual Claudio Palozi, o prefeito de Umuarama Celso Pozzobom, o presidente da Amerios e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, a presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Maria Ornelas, outros vereadores e diretores da Unipar também participaram do evento.
ALTA TECNOLOGIA
Centro de Simulação em Saúde (CSS) é composto por consultórios (ala de consultas básicas em atenção primária e especialidades), ambientes que simulam um hospital (com setores que representam quarto, bloco cirúrgico e UTI, entre outros) e salas de estudos.
No CSS, vários bonecos simulam pacientes hospitalizados: ligados à internet, esses ‘pacientes’ demonstram várias doenças, para que o estudante de Medicina elabore diagnóstico e condutas de tratamento. Os bonecos, que são importados, são a última geração no ensino da Medicina.
O Curso de Medicina da Unipar é uma conquista de Umuarama. São parceiros da Unipar a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura e os hospitais de Umuarama – Norospar, Nossa Senhora Aparecida, Cemil e Uopeccan – e o Hospital Municipal de Cruzeiro do Oeste. Todos investiram para se adequar às exigências do Ministério da Educação, já que irão receber acadêmicos para estágio.
FOTOS: Rosi Rodrigues / Movimento Saúde