Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
O corre-corre foi intenso nesta segunda-feira (6), quando o Hospital Nossa Senhora Aparecida retomou oficialmente todos os atendimentos aos pacientes do SUS, assumindo o Plantão de Traumas para os municípios da 12ª Regional de Saúde, de acordo com a distribuição da Central de Regulação de Leitos da Macorregião Noroeste.
Em 24 horas, foram realizados 82 atendimentos e procedimentos ambulatoriais. Até as 7 horas desta terça-feira (7), constavam 25 pacientes internados, sendo 15 em enfermarias SUS, 05 em leitos de UTI adulto, 03 em leitos particulares e 02 de convênios.
O Hospital não recebia novos pacientes para internação e não realizava procedimentos desde o dia 20 de maio, por determinação do Ministério Público*.
De acordo com o diretor superintendente do Nossa Senhora, Dr. Luis Carlos Denerusson (CRM 4232), todas as exigências foram cumpridas e a instituição se antecipou para demandas futuras.
“Estamos muito felizes em voltar a atender a população de Umuarama e região. Nosso objetivo é prestar um serviço cada vez melhor e contribuir para saúde da nossa região”, reiterou o médico.
Durante o período de interdição melhorias foram realizadas em todos os setores e as equipes assistenciais passaram por atualizações e treinamentos. “O Nossa Senhora faz parte da história de Umuarama e está no coração dos umuaramenses. São 52 anos de trabalho dedicados prioritariamente à saúde pública e, ainda há muito pela frente”, concluiu.
O HOSPITAL
O Hospital Nossa Senhora Aparecida é credenciado em alta complexidade em Urgência e Emergência, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica e Cirurgia Bariátrica, através do SUS . Conta com 110 leitos no total. Desses 73 leitos são de enfermaria SUS e 13 UTIs adulto, sendo 03 coronarianas – para pacientes cardíacos. São oito salas cirúrgicas, todas equipadas para procedimentos de alta complexidade.
A INTERDIÇÃO
O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi interditado no dia 20 de maio, por decisão da 4ª Promotoria de Justiça de Umuarama, através do Ministério Público do Paraná, que solicitou mudanças e melhorias em algumas estruturas apontadas em inspeções da vigilância em Saúde e ordenou o bloqueio das atividades da instituição.
Após 12 dias de obras e readequações, nova vistoria da Vigilância em Saúde de Umuarama realizada na quarta-feira (1), constatou que todas as mudanças solicitadas foram realizadas. Na última sexta-feira (3), após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Hospital e a Promotoria, os serviços foram liberados.
SUPERLOTAÇÃO
A demanda por leitos na região é intensa e a situação se agravou durante o período de interdição do Hospital Nossa Senhora. A ocupação de leitos de UTI nos demais serviços hospitalares que atendem Umuarama e região chegou ao limite e uma fila de espera se formou, impactando toda a Macrorregião Noroeste.