Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

As psicólogas Ana Paula de Alcântara e Luanna Nunes

Norospar promove rodas de conversa sobre saúde mental materna

Publicado em 24/05/2022 às 17:46 por Editoria Movimento Saúde

Para encerrar as comemorações do Mês das Mães, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, realiza nos dias 24 e 31 de maio rodas de conversa com gestantes e puérperas internadas, com o tema: saúde mental materna importa. 


“A reflexão sobre a saúde mental materna é muito importante e faz parte do nosso trabalho cotidiano aqui na Maternidade Norospar. Nessa fase a mulher passa por muitas transformações, não só no corpo, mas também em toda a sua rotina. É preciso saber lidar com os novos desafios, com medos e inseguranças que são naturais nesta fase”, disse a psicóloga da Norospar, Luanna Nunes. 


Segundo ela, o objetivo da ação é promover um espaço aberto para que gestantes e puérperas possam ficar à vontade para trocar experiências, tirar dúvidas e falar dos seus sentimentos. A proposta surgiu de uma parceria do Serviço de Psicologia da Norospar, com a psicóloga Ana Paula de Alcântara, que se voluntariou para o projeto. Para ela a sociedade ainda romantiza temas relacionados a maternidade. “Há muitas cobranças e expectativas da sociedade a respeito do papel da mãe na vida da mulher.

O adoecimento materno pode acontecer por diversos fatores, podemos destacar a falta de apoio que pode gerar sobrecarga, violência doméstica, altos níveis de ansiedade e estresse na gestação que podem evoluir para uma depressão, dificuldades e tentativas para engravidar, perdas gestacionais entre outras situações que podem gerar traumas nas mulheres”. 


As atividades são de acolhimento ao paciente e restritas às gestantes, puérperas e mães internadas com seus bebês. O trabalho encerra as comemorações do mês de maio, dedicado à saúde e bem-estar das mães. 


“Maio é um mês intenso de atividades em que a Norospar exalta sua vocação materno-infantil e o cuidado integral às pessoas. Nossa Comissão de Humanização atua permanentemente na escuta e acolhimento dessas mães e para nós é uma alegria celebrar o mês das mães, cuidando também dos seus sentimentos”, disse Luanna.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio