Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Uma equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família da unidade Cidade Alta realizou nesta semana uma operação especial para atendimento às moradoras do bairro Parque Bonfim, que tiveram a oportunidade de realizar coleta de citopatológico, exame preventivo para detecção de câncer do colo do útero. A ação será repetida na próxima quinta-feira (28), em horário especial das 16h às 20h no posto de enfermagem do Parque de Exposições.
De acordo com Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde, no Brasil o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. “Estima-se que 12% a 20% das brasileiras com idade entre 25 e 64 anos nunca tenham feito o papanicolau, que é este exame citopatológico para rastreamento do câncer de colo do útero”, observa.
Ela detalha que o exame é bastante simples e muito eficiente. “É feita a coleta de material do colo do útero com uma espécie de ‘colher de raspagem’, de uma forma rápida e indolor. É fundamental para observar lesões que podem ser precursoras de câncer e detectar alterações nas células do colo do útero. E, como todos sabem, quanto antes for identificado, maiores as chances de cura”, alerta.
A diretora destaca que o exame deve ser realizado por mulheres que tenham idade a partir de 25 anos e todas aquelas que iniciaram a atividade sexual, devendo ser feito até os 64 anos. “As interessadas em fazer o exame gratuitamente podem agendar pelos telefones (44) 3906-1058 ou (44) 98457-1063”, afirma Simony, destacando que sempre visando a saúde da mulher, todas as unidades básicas de saúde possuem agendamento semanal para coleta de exame citopatológico do colo uterino.