Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Há pouco mais de um mês, dia 2 de setembro, houve uma redução nos leitos do SUS, destinados a pacientes de Covid-19 em Umuarama, por decisão da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná). Na ocasião, justificada pela queda no volume de internações, foram descredenciados leitos das unidades dos hospitais Uopeccan e Cemil, reduzindo de 64 para 40 os leitos de enfermaria e de 37 para 25 os leitos de UTI nos hospitais locais.
Nesta quinta-feira (7), nova análise da Sesa, que considerou situação da pandemia novamente em patamares positivos, com baixa taxa de ocupação nas chamadas Alas Covid nos hospitais, decidiu por nova redução no número de leitos disponibilizados para tratamento de pacientes acometidos pela doença.
Dessa forma, em Umuarama foram desativadas 20 UTIs e 20 enfermarias, sendo 10 UTIs e 10 enfermarias no Hospital Cemil e mais 10 UTIs e 10 enfermarias no Hospital Uopeccan, totalizando 40 vagas descredenciadas.
Isso significa que, a partir desta quinta-feira (7), apenas o Hospital Uopeccan permanece com ala covid, dispondo de 10 leitos de UTI e 10 enfermarias.
Em pouco mais de um mês, Umuarama sofreu redução de 76 vagas, entre UTI e enfermarias, para tratamento de pacientes de covid-19. Mesmo com essa redução, a taxa de ocupação é considerada ‘tranquila’. Nesta quinta-feira, havia apenas um umuaramense internado em UTI e cinco em enfermaria. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
Taxa de ocupação
A Macrorregional de Saúde Noroeste administra leitos destinados a 115 municípios da região. São 217 UTIs e 248 enfermarias em hospitais de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Umuarama. De acordo com a última atualização, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid estava em 36% nas UTIs (79 pacientes internados) e 32% nas enfermarias (80 internações) no final da tarde de quarta-feira.
BOLETIM
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 13 casos de covid-19 em Umuarama, nesta quinta-feira (7). São sete mulheres, cinco homens e uma criança, que elevam para 18.944 o total de pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus desde o início da pandemia. A grande maioria já foi curada (18.511 umuaramenses), enquanto 117 casos permanecem ativos no momento e outros 162 estão com suspeita de contágio pelo vírus, aguardando confirmação ou descarte. Não houve registro de óbito nesta data, permanecendo em 316 o número de mortes provocadas pela doença.
Com informações da PMU
Fotos: PMU;AEN