Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
A chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herreira, fez um pedido a todas as clínicas particulares de Umuarama e região, que podem ajudar a salvar vidas durante a atual emergência da doença do novo coronavírus – Covid-19. As clínicas podem ceder, a título de empréstimo, equipamentos médicos, que estão sem uso no momento, para serem usados nos hospitais de referência no tratamento da doença.
Os equipamentos mais necessários são: bombas de infusão, monitores cardíacos e respiradores. De acordo com Viviane, esses equipamentos são comuns em clínicas e serviços de saúde particulares que realizam procedimentos cirúrgicos, como cirurgias plásticas, oftalmológicas, urológicas, entre outras.
“Um respirador pode ajudar a salvar de três a quatro vidas. Estamos com as cirurgias eletivas suspensas, ou seja, a maioria desses equipamentos estão sem uso. Essa ação pode salvar outras vidas ou, ao menos, dar chances para que elas permanecem na luta. É hora de sermos solidários”, apelou a chefe da 12º Regional de Saúde.
Os respiradores não invasivos – alto fluxo – são utilizados em pacientes cujos sintomas estão se agravando, mas que ainda não necessitam de respirador (intubação), evitando que o caso se agrave.
Para emprestar equipamentos para os hospitais de referência de Covid-19 de Umuarama e região, os interessados devem entrar em contato com a 12ª Regional de Saúde pelo fone (44) 3621-8200 – falar com a Andreia.
_____________________________
Rosi Rodrigues
Jornalista
Movimento Saúde – Comunicação e Assessoria em Saúde