Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
A decisão foi tomada em virtude do resultado parcial da campanha no Estado, de apenas 50,2%
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite no Paraná, a partir do dia 31 de outubro, até se esgotarem os estoques de vacinas ou até que seja atingida a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal. As doses serão disponibilizadas às crianças de um até cinco anos incompletos nas salas de vacinas das unidades de saúde, atentando para o curto prazo de validade após a abertura dos frascos.
A decisão foi tomada após análise do resultado parcial da campanha no Estado, que constatou cobertura vacinal de apenas 50,2% até a última terça-feira, 27, já que nenhuma das 22 regionais de Saúde do Paraná atingiu a cobertura vacinal de 95%. Na 12ª Regional de Saúde, 13.579 crianças devem receber a vacina e até terça haviam sido aplicadas 10.099 doses (74,37%).
Em Umuarama, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas 3.675 doses até quarta-feira – 69,47% do total previsto, de 5.290 crianças (957 de um ano, 948 de dois, 902 de três e 868 até cinco anos incompletos). A meta é imunizar pelo menos 5.025 crianças. Para isso, a Secretaria de Saúde tem ampliado as oportunidades para os pais levarem seus filhos às unidades de saúde, com horários ampliados, e também realizado ações paralelas como drivethru e oferta da vacina em praças públicas.
Em virtude do feriado pelo Dia do Servidor Público, transferido por decreto para sexta-feira, 30, o atendimento que estava agendado para a UBS Bem-Estar foi suspenso. A vacinação continuará normalmente na próxima semana, em todas as unidades, no horário normal de atendimento e em horários especiais em algumas unidades nesta quinta-feira.
• Vitória Régia – Dia 29 até as 20h
• Bem Estar – Dias 29 até as 19h
• Serra dos Dourados – Dia 29 até as 20h
Nos próximos dias, novas ações serão organizadas para ampliar as opções, com horários diferenciados para a população ter mais tempo de atendimento.
Fonte: PMU