Terça-feira, 3 de dezembro de 2024 Login
O Complexo Hospitalar Santa Casa de Goioerê inaugurou nesta quinta-feira, 25, sua nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), inicialmente para o tratamento exclusivo de doentes de Covid-19. A Unidade será coordenada pelos especialistas médicos do SAMUTI (Serviço de Ações em Medicina de urgência e Terapia Intensiva) de Umuarama.
O alto padrão tecnológico instalado na nova UTI permitirá, por exemplo, por meio da monitoração central, que o corpo clínico e enfermagem acompanhem em tempo real as informações pertinentes à saúde do paciente, sem precisar estar à beira do leito. A tecnologia visa melhorar o tempo de resposta em casos de intercorrências.
O SAMUTI é responsável pela coordenação da UTI do Hospital CEMIL em Umuarama, onde o trabalho é reconhecido pela qualidade e segurança oferecida aos pacientes. Também integram a equipe, os médicos: Dr. Dirceu Veiga, Dra. Fabiana Funk, Dr. Jackson Erasmo Funk e Dr. Ronaldo de Souza.
“Todos os nossos esforços visam proporcionar sempre o melhor atendimento aos pacientes. A UTI da Santa Casa de Goioerê hoje está maior, mais confortável e mais humanizada, o que colabora para a melhor qualidade dos serviços prestados e na melhora da autoestima e profissionais de saúde e pacientes”, destacou o Dr. Ronaldo Ronaldo de Souza, que representou o SAMUTI na inauguração, juntamente com o Dr. Jackson Funk.
A UTI da Santa Casa de Goioerê oferece padrão de excelência no cuidado aos pacientes, especialmente diante da necessidade de prevenção de Covid-19. “A ala fica isolada fisicamente dentro da Santa Casa, como se fosse um hospital dentro do outro. A estrutura ajuda a diminuir a circulação de profissionais e pacientes pelo hospital”, complementou o médico.
“Os leitos de UTI não se resumem aos equipamentos em si”, enfatizou o Dr. Jackson. Para ele, “o material humano é fundamental nesse processo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos capacitados, que se arriscam para salvar vidas todos os dias”.
INVESTIMENTO
A abertura da nova UTI de Goioerê é mais uma medida de enfrentamento ao Coronavírus. Foram investidos R$ 1,6 milhões, que foram destinados a compra de equipamentos, através da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. O Governo do Estado também se comprometeu em liberar R$ 500 mil por mês para manutenção das despesas com a UTI.
“É um momento duro, de pandemia, em que precisamos acelerar ainda mais o processo de descentralização da saúde no Paraná, fazer com que o atendimento fique próximo das pessoas”, afirmou o governador. “Com essa UTI, a Santa Casa de Goioerê se transforma em um importante hospital regional, em condições de colaborar com as cidades vizinhas”, disse ele.
*Com a colaboração do jornalista Paulo Bessert