Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
As atividades foram realizadas pela manhã e durante a tarde no Anfiteatro do Instituto Nossa Senhora Aparecida
Com mais de 91% do seu quadro de trabalhadores composto pelo sexo feminino, o Instituto Nossa Senhora Aparecida - INSA realizou, nesta quarta-feira (11) um dia inteiro de atividades voltadas às suas colaboradoras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
“O objetivo é a valorização e o empoderamento feminino através da promoção de momentos de aprendizado e descontração”, disse a gerente assistencial do INSA, Adriana Rissato Caetano. Segundo ela, as mulheres representam a maioria da força de trabalho na instituição e são fundamentais em todos os setores.
Pela manhã a pedagoga e Master Coaching Carina Previato, CEO do Instituto Empodere, proferiu palestras e realizou atividades e dinâmicas voltadas a reflexão sobre a mulher na sociedade e na família.
“A mulher nunca foi tão poderosa e hoje está presente em praticamente todos os setores produtivos. Começamos a despontar também como lideranças em empresas e na política. Mas ainda temos um grande caminho pela frente e muitas barreiras culturais e sociais a serem ultrapassadas. A mulher pode ser o que quiser e para isso precisa que vencer suas próprias barreiras internas e ir em busca de seus objetivos e sonhos”, disse a palestrante.
As participantes foram presenteadas com livros, bombons e mensagens. “Nunca seremos iguais em força física e não é essa igualdade que buscamos, mas sim em direitos e deveres diante da sociedade”, ressaltou a pedagoga. Ela citou a situação da violência física e emocional a que muitas mulheres ainda são submetidas, do feminicídio e da baixa representatividade da mulher na política. “Ainda temos um longo caminho pela frente”, destacou Carina.
A tarde foi reservada para momentos de descontração. Alunos do Curso de Estética da Unipar ofereceram Quick Massage, SPA das Mãos e Aromaterapia, sob a orientação da professora Elizabeti Matos Massambani.
De acordo com a professora Elizabeti, a Quick Massage é ideal para quem quer desfrutar dos benefícios da massagem, mas não tem muito tempo. O procedimento dura em média 15 minutos e pode ser aplicado em qualquer lugar. Com as colaboradoras do Nossa Senhora, a Quick Massage foi associada a Aromaterapia, utilizando o óleo essencial de lavandin, que é o óleo da lavanda, que ajuda a relaxar.
“Atualmente é muito utilizada no ambiente corporativo, pois não precisa tirar a roupa, não utiliza óleos ou cremes diretamente na pele e pode ser realizada em qualquer lugar. Além de combater o estresse, a técnica ajuda no alivio imediato de dores musculares, ativa a circulação sanguínea, promove o sentimento de bem-estar e melhora a disposição para voltar à rotina”, explicou a professora.
“A mulher contemporânea cumpre dupla, tripla jornada, conciliando o trabalho, a família e as obrigações sociais. Essa foi a forma que encontramos de proporcionar momentos de descontração e relaxamento para nossas colaboradoras, promovendo também sua valorização como mulher e trabalhadora”, destacou gerente assistencial Adriana Caetano.