Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
O seu Altino de Souza, 72 anos, morador do bairro Sonho Meu em Umuarama, chegou ao evento vendendo saúde e ganhou a simpatia da equipe
Mais de 400 pessoas de 35 cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima e até de Portugal, foram atendidas na Feira da Saúde promovida pelo Instituto Nossa Senhora Aparecida, durante toda a quinta-feira (22), em tendas armadas ao lado do Pronto Socorro do Hospital, que estava de plantão.
O seu Altino de Souza, 72 anos, morador do bairro Sonho Meu em Umuarama, chegou ao evento vendendo saúde. Com a pressão, glicemia e peso sempre controlados ao longo da vida e uma alegria vibrante, o aposentado ganhou a simpatia da equipe e se tornou um exemplo para outros pacientes que participavam da Feira.
“Meu segredo é comer só o suficiente. Nunca fui de exagerar na alimentação. Também não gosto de ficar parado. Caminho bastante. Vou ao supermercado, ao banco, ajudo minha esposa nos serviços da casa e saio para conversar com as pessoas. Tenho muitos amigos, graças a Deus”, disse.
Já professora Antônia Aparecida de Souza, 44 anos, ficou sabendo que precisa cuidar um pouco mais da saúde. O cálculo do seu I.M.C. – Índice de Massa Corpórea deu resultado superior a 40, valor que indica obesidade mórbida. A pressão também se apresentou um pouco alterada e ela foi orientada sobre os serviços e tratamentos disponíveis na rede pública.
“Não fazia ideia que tinha chegado a esse ponto. Recebi aqui muita atenção e muitas orientações das nutricionistas, das enfermeiras e psicólogas e vou procurar os tratamentos indicados. Eventos assim deveriam acontecer mais vezes, pois muitas pessoas podem ser ajudadas, como eu estou sendo”, disse.
Segundo a psicóloga Camila Caiado Rodrigues Batistuti, uma das organizadoras da Feira da Saúde, o objetivo é levar informação e orientar a população. Foram realizados mais de 400 testes de glicemia e verificação de pressão. Todas as pessoas que passaram receberam orientações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.
“O resultado foi muito positivo” – avalia a psicóloga. Segundo ela, várias pessoas foram orientadas a procurar os serviços de saúde para exames complementares e alguns, com quadro de pressão alta, foram orientados a buscar o atendimento do Pronto Atendimento municipal e caso fosse necessário seriam encaminhados ao serviço de Urgência e Emergência que estava de Plantão no Instituto Nossa Senhora Aparecida.
A diretora da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, visitou a Feira da Saúde. “Ações como esta são de suma importância e tem resultados imediatos e reflexos de médio e longo prazo, melhorando a qualidade de vida”, disse.
Segundo os especialistas e autoridades de Saúde, a prevenção às doenças evita gastos com tratamentos médicos, cirurgias, internações, o uso de medicamentos de alto custo e também o sofrimento do paciente.
PARCEIROS
Rede Farma
SESC
Umuprev
Planalto
12º Regional de Saúde
Secretaria de Saúde de Umuarama
UNIPAR - Cursos de Nutrição e Farmácia
COLÉGIO HILDA KAMAL - Curso Técnico em Enfermagem