Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
A Feira Agroecolócia de Inclusão Social Cultura e Artes– FAISCA comemorou 2 anos no sábado (26). Criatividade nas artes plásticas, diversidade musical e cultura pungente contagiaram o público.
Artesanato regional, alimentos direto da horta, sem agrotóxicos e produtos orgânicos deliciosos feitos à moda caseira fazem da FAISCA uma das feiras mais saborosas de Umuarama.
A programação comemorativa começou às 14 horas com apresentação da Orquestra Jovem de Umuarama, sob a regência do maestro Saumel de Siqueira.
“A Faísca é um projeto de manifestação e valorização da cultura regional que abriga ritmos e sabores e resgata nossa raiz. É com muito orgulho que chegamos aos dois anos de atividades”, diz o professor Max Emerson Rickli, zootecnista da Uem e coordenador da Incubadora de empreendimentos econômicos solidários e coordenador da Faisca.
Segundo ele, a reflexão sobre cidadania, arte, cultura, saúde e bem-estar, através de uma alimentação sem agrotóxicos e do convívio sócio comunitário está entre os objetivos do projeto. A valorização da agricultura familiar e do homem do campo através de práticas de agricultura sustentáveis também estão imbuídos na FAISCA.
“A Universidade não deve nunca ficar restrita a salas de aula, laboratórios e campos de pesquisa. Deve ultrapassar a barreira do microscópio e contribuir com tecnologia, ciência e conhecimento para a melhora da sua comunidade hoje. A Faísca aos 2 anos é isso. Um experimento transformador, motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte dele”, disse o professor
Na programação artística teve ainda: Deusas do ventre, Cia Schubert Coro Cênico, Roda de conversa: Tema Saúde do homem/ Rotary (Agosto Azul), Apresentação de Teatro/ Grupo do Menor de Tapejara, Clodoaldo/ Manduca Voz & Violão, Palco Aberto, Ricardo Braga Voz & Violão, Banda Hers, Banda IFMusic, Banda Monotônicos.
Durante todo o dia autoridades regionais e pessoas da comunidade prestigiaram a feira. Apresentações artísticas e culturais, culinária regional e muita alegria fizeram parte das comemorações.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino