Quinta-feira, 3 de abril de 2025

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Josi Batista e Joãozinho: superação e compromisso com a inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Publicado em 21/03/2025 às 17:34 por Editoria Movimento Saúde

Neste 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, Umuarama e região têm muitos motivos para celebrar. A data criada para promover o respeito, a inclusão e a valorização das pessoas com trissomia do cromossomo 21, tem na cidade um símbolo vivo de afeto, coragem e transformação: o pequeno João Alves da Silva, o Joãozinho, hoje com 3 anos e 9 meses de muita fofura, e sua mãe, a inspiradora Josi Batista.

“O que me inspirou a lutar por todas as pessoas com Síndrome de Down e por todas as pessoas com deficiência foi a necessidade que eu percebi, na pele, de um olhar mais voltado para isso, de mais atividades e de mais luta por inclusão aqui na nossa região. Meu filho me inspira e partir dele eu descobri o meu propósito de vida, que é lutar por essa causa”, disse Josi Batista em entrevista ao Movimento Saúde. 

A luta pela inclusão de Joãozinho começou logo que ele nasceu. Josi o matriculou na APAE Nice Braga, em Umuarama, com menos dois meses vida, instituição que lhe acolheu com cuidado e afeto e onde Joãozinho estuda até hoje. “A APAE é uma escola maravilhosa e nos dá um suporte incrível”, disse Josi. 
O olhar atento e a sensibilidade dessa mãe a fez perceber a necessidade de algo maior, mais acolhedor e mais amplo, não só para as crianças com deficiência, mas também para os seus familiares. Foi assim que nasceu o Instituto Joãozinho — um projeto de vida, idealizado com o propósito de atender, acolher e orientar outras famílias que vivem a mesma realidade de Josi: criar uma criança com deficiência. 
Mesmo em fase de implantação o Instituto Joãozinho já tem feito a diferença. “O objetivo é firmar parcerias com as secretarias de saúde dos municípios, com a Maternidade Regional e com os serviços sociais para garantir que nenhuma mãe esteja sozinha ao receber um diagnóstico tão impactante”. Segundo Josi, a partir do próximo mês, o Instituto já estará regulamentado para realizar parcerias e atividades permanentemente.

“Queremos acolher essas famílias desde o início, desde o momento do diagnóstico”, explica Josi. “Quando uma mãe buscar o Instituto, ela encontrará outras mulheres que também já passaram ou estão passando por isso. Nosso objetivo é oferecer acolhimento, empatia, informações e, acima de tudo, esperança. Assim, uma vai apoiando a outra e juntas vamos superamos as barreiras e limitações impostas principalmente pelo preconceito e falta de informação sobre a Síndrome de Down e outras deficiências”, destacou. 

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
O umuaramense Joãozinho é reconhecido internacionalmente não apenas pelo carisma e simpatia, mas pelo papel que ocupa hoje como representante de tantas crianças e jovens com Síndrome de Down. No ano passado ele foi escolhido para estrelar um documentário produzido pela National Down Syndrome Society (NDSS), uma das principais entidades americanas voltadas à conscientização e ao apoio às pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.

A escolha de Joãozinho entre aproximadamente 3 mil inscritos de todo o mundo foi um marco não apenas na vida de sua família, mas também na história da luta pelos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo e especialmente, na nossa região. Com documentário, Joãozinho, um menino de Umuarama mostrou sua história, sua imagem e sua representatividade para os olhos do mundo.

“Vamos Down’ma Volta no Shopping”
Nesta sexta-feira – 21 de março, às 19 horas, o evento “Vamos Down’ma Volta no Shopping” chega à sua 5ª edição. A ação, que é realizada pelo Shopping Palladium Umuarama, Instituto Joãozinho e outros parceiros já se consolidou como um dos maiores movimentos de visibilidade e inclusão da cidade. Com a proposta de celebrar o amor, combater o preconceito e valorizar o potencial das pessoas com Síndrome de Down, o evento reúne famílias, instituições, apoiadores e autoridades em um verdadeiro manifesto de empatia e união.

ALÉM DA DATA
Muito além de uma data no calendário, o Dia Mundial da Síndrome de Down, em Umuarama, é um lembrete do quanto o amor de uma mãe pode mover estruturas, romper silêncios e construir caminhos de inclusão. Josi, ao lado do pequeno Joãozinho e seus outros filhos, mostra que cada passo dado — seja em casa, na escola ou no shopping — é um passo rumo à transformação social.
Que o exemplo de Josi e Joãozinho inspire cada um de nós a construir um mundo mais inclusivo, mais sensível e mais humano.

SAIBA MAIS SOBRE O INSTITUTUO JOÃOZINHO CLICANDO AQUI
https://www.instagram.com/joaozinhoeeles/

Reportagem: Rosi Rodrigues – Jornalista
Fotos: Arquivo Instituto Joãozinho

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio