Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
Com a chegada da Campanha Novembro Azul, a atenção à saúde masculina é reforçada, especialmente neste ano, quando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) comemora 15 anos de existência. Com o objetivo de incentivar os homens a adotar hábitos saudáveis e as consultas e exames preventivos realizados, a campanha de 2024 traz como tema central a Saúde Sexual e Reprodutiva, priorizando uma visão de cuidado integral.
O urologista Dr. Italo Fioravanti Júnior destaca a importância da prevenção e do autocuidado. Segundo ele, a saúde masculina precisa ser vista de forma ampla, desde a adoção de práticas saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular, até o acompanhamento médico frequente. “Os cuidados devem se estender por toda a vida. O check-up médico regular e os exames preventivos são essenciais para identificar precocemente possíveis problemas de saúde e agir preventivamente”, enfatizou.
A Campanha Novembro Azul, que já se consolidou como uma ferramenta de conscientização, tem sido fundamental para incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. O Dr. Italo reforça a relevância dessas ações educativas. "Campanhas como o Novembro Azul são fundamentais para sensibilizar a população masculina e motivá-los a procurar serviços de saúde. Muitas vezes, eles chegam ao consultório alertados por familiares, como esposas, filhas ou cuidadores, que viram as campanhas e transmitiram a mensagem. Esse apoio familiar é um fator de grande importância”, ressaltou o urologista.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a campanha deste ano visa promover a saúde sexual e reprodutiva masculina, uma área que engloba aspectos físicos, psicológicos e sociais. Para Dr. Italo, essa abordagem integral é essencial para atender às diversas necessidades de saúde do homem ao longo de sua vida. Ele destaca que, ao incorporar hábitos saudáveis e aderir aos cuidados preventivos, os homens não só previnem doenças como também ampliam sua qualidade de vida.
Para o Dr. Italo, o Novembro Azul “é mais do que um mês de conscientização; é uma oportunidade para refletir sobre a saúde masculina e lembrar que o autocuidado deve fazer parte da rotina. A prevenção é uma aliada poderosa para que os homens vivam com mais saúde e bem-estar”, enfatizou.
DECISÃO INÉDITA
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente