Domingo, 6 de julho de 2025 Login
Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, o Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, será palco do lançamento oficial do curta-metragem “Animação Vire a Página”, uma emocionante adaptação da coleção de livros da escritora Ângela Russi em parceria com o talentoso ilustrador umuaramense Jho Oliveira. A entrada será gratuita e aberta ao público em geral. No sábado (26), o curta chega às telas do Cine Laser, no Shopping Palladium Umuarama.
O projeto, que nasceu há mais de uma década para inspirar crianças no tratamento contra o câncer, agora ganha vida na tela grande, mostrando a força de histórias que trazem esperança, coragem e superação.
Nossos artistas já começaram a divulgação do seu trabalho. Ângela e Jho visitaram instituições parceiras onde realizaram a pré-estreia do curta-metragem. A primeira exibição pública aconteceu no último dia 10 de outubro na UniAlfa em Umuarama, no dia 14, a exibição aconteceu na reunião oficial do Rotary Club Umuarama, na Casa da Amizade, no dia 16 foi a vez do Hospital Uopeccan de Cascavel receber a exibição do curta-metragem. No dia 26 de outubro, o curta-metragem será exibido no Cine Laser Shopping Palladium para convidados.
UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO TRANSFORMADA EM ARTE
A coleção “Vire a Página” nasceu em 2009, inspirada na própria experiência de Ângela Russi, que superou um câncer e decidiu transformar sua vivência em histórias lúdicas para crianças que enfrentam a mesma batalha. Os livros, que incluem títulos como "Químio, o Caçador" e "Anjo Querubim", utilizam personagens e narrativas simbólicas para ajudar as crianças a compreender e aceitar o tratamento. Desde o lançamento a Coleção e se tornou uma referência na literatura infantil de Umuarama e região, ganhando prêmios e sendo adaptada para o teatro.
Jho Oliveira conhecia e admirava o trabalho de Ângela. “Quando eu soube da Lei Paulo Gustavo, como agente cultural, pedi permissão a Ângela para realizar o projeto do curta-metragem, trazendo um lado ainda mais sensível e emotivo ao tema”, conta o ilustrador.
Segundo ele, o apoio de Lei Paulo Gustavo foi essencial para que a obra fosse adaptada para as telas. Criada para fomentar produções culturais em todo o Brasil, a Lei sancionada em 2022, destinou recursos que permitiram a roteirização e a produção do curta-metragem Vire a Página evidenciando o papel fundamental do setor cultural na democratização do acesso à arte e na valorização de narrativas que inspiram e transformam vidas.
UMA JORNADA DE ESPERANÇA E SOLIDARIEDADE
Para Ângela Russi, ver a coleção “Vire a Página” sendo transforma em uma animação curta-metragem é a concretização de um sonho e de um trabalho de mais de uma década. “É gratificante ver como a obra continua viva e se adaptando ao tempo. A disponibilização da animação nos meios digitais permitirá que essa mensagem de coragem chegue a mais pessoas, e espero que inspire crianças e famílias a enfrentarem o tratamento com mais força e esperança”, afirma a escritora.
O projeto é uma prova do poder da arte e da cultura como instrumentos de transformação social, e um exemplo de como parcerias e apoio, como o oferecido pela Lei Paulo Gustavo, pode fazer a diferença para que histórias de cultura alcancem ainda mais corações.
Por Rosi Rodrigues, Movimento Saúde
TRÊS VEZES MAIS
Com nova sede, Centro de Especialidades Médicas dará salto na oferta de serviços à população
JULHO AMARELO
Através de conscientização e vacinação, Paraná avança no controle das hepatites virais
FONOAUDIOLOGIA