Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
O Samu Noroeste – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – completa 7 anos de funcionamento nesta segunda-feira (23), figurando entre os maiores e mais importantes do Brasil em abrangência de cidades, com 101 municípios atendidos, ou seja, 25% dos municípios do Estado do Paraná.
Com sede administrativa em Umuarama, a estrutura do Samu Noroeste atende cinco regionais de saúde (Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Ivaiporã). A população abrangida é de cerca de 1,2 milhão de habitantes.
Mesmo em viagem, o presidente do SAMU Noroeste, prefeito de Perobal, Almir de Ameida, enviou mensagem aos colaboradores. “O sentimento é de gratidão. Parabenizamos cada colaborador que, nesses sete anos se dedicaram a salvar vidas”, destacou.
VOCAÇÃO: SALVAR VIDAS
A técnica socorrista, Cristina Ferreira Campos trabalha no SAMU Noroeste desde que o serviço começou a funcionar. “Quando foi realizada a convocação eu tinha outro concurso e fiquei em dúvida. Quando usei esta farda pela primeira vez tive certeza do que queria. Minha paixão é o SAMU, aqui me identifico. Cada vez que chegamos em tempo de ajudar alguém, a sensação é de dever cumprido. Nossa vocação é salvar vidas”, disse.
A operadora de rádio Meirele Correa Barbosa também está completando sete anos de SAMU Noroeste. “É muito gratificante sair de casa todos os dias e saber que estou ajudando a salvar vidas. Sou muito grata por este trabalho, que todos nós aqui realizamos com amor”, salientou.
Além do atendimento de urgência e emergência, o SAMU Noroeste trabalha com treinamentos e orientações à comunidade.
“Oferecemos gratuitamente cursos de primeiros socorros e orientações a comunidade de como proceder em situações de urgência e emergência, como é o caso de engasgos de crianças pequenas. É um trabalho gratificante, que nossa equipe desempenha com todo carinho, pois ajuda a levar informações importantes e a salvar vidas”, disse a coordenadora de enfermagem do SAMU Noroeste, Kesia Alessandra Jordão Ribeiro.
INVESTIMENTO
Em 2019, o Samu Noroeste teve sua frota revitalizada, com 30 novas ambulâncias, sendo quatro de ampliação e 24 de renovação, investimento de mais de R$ 4,8 milhões, recursos do Governo do Estado do Paraná e Governo Federal.
Os municípios contemplados com a renovação de veículos foram: Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Altônia, Iretama, Cruzeiro do Oeste, Barbosa Ferraz, Icaraíma, Ubiratã, Cafezal do Sul, Goioerê, Loanda, Terra Boa, Marechal Cândido Rondon, Ubiratã, Nova Londrina e Cafezal do Sul.
COMBATE AOS TROTES
De janeiro a outubro de 2020, o total de ocorrências atendidas foi de 54.867, sendo que apenas quatro eram trotes.
O número é baixo se comparado a 2019, que teve 66.135 ocorrências, com 6.388 trotes. Em 2015, os números foram ainda maiores, com 67.808 atendimentos sendo 10.162 trotes, o equivalente a quase 15%.
A redução se deu graças a um amplo trabalho de conscientização realizado pelo SAMU Noroeste, com o apoio dos órgãos de imprensa. As medidas educativas têm promovido a conscientização das pessoas para o uso responsável dos serviços do Samu.
De acordo com os profissionais do SAMU, Os trotes são perigosos. Além de gerar custos desnecessários com o deslocamento das equipes, pode colocar em risco a vida de pessoas que realmente precisam de atendimento de urgência ou emergência.
SAMU NOROESTE EM NÚMEROS
O Samu lida com vidas, mas são os números que mostram a importância dos serviços prestados às pessoas. Veja os números do Samu Noroeste
Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
7 anos de funcionamento;
Central de Regulação + 22 bases;
5 regionais atendidas - Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Ivaiporã).
Mais de 1,2 milhão de habitantes.
25 ambulâncias tipo USB (Unidade de Suporte Básico);
07 ambulâncias tipo USA (Unidade de Suporte Avançado - UTIs móveis);
Mais de 500 mil chamadas em sete anos;
Mais de 400 profissionais capacitados.
__________________________
Reportagem – Movimento Saúde
Redação: Rosi Rodrigues e Cleo Neres – Jornalistas
Fotos: Rosi Rodrigues
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino