Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
“Escolhi ser enfermeira porque desde muito jovem sentia o desejo de ajudar as pessoas”, conta Andreia Coleti de Oliveira, enfermeira há 22 anos. O Dia Internacional da Enfermagem – 12 de Maio – foi celebrado este ano em meio a uma pandemia viral sem precedentes na história da saúde e a experiente profissional fez uma reflexão sobre o trabalho da enfermagem diante dos novos desafios e necessidades que a profissão impõe.
“O enfermeiro é aquele profissional que está sempre na linha de frente no combate a todas as doenças e na luta pela vida e pela saúde”, define Andreia.
A enfermeira ocupa o cargo de Gerente de Enfermagem e comanda uma equipe com 131 profissionais, sendo 23 enfermeiros graduados, 96 técnicos e 12 auxiliares de enfermagem no Instituto Nossa Senhora Aparecida. “A equipe de enfermagem é a espinha dorsal de um grande hospital como o nosso. Aqui congregam profissionais com formação técnica e experiência e grandes seres humanos, que trabalham com empatia, amor e dedicação ao próximo. Tenho muito orgulho!”, comemorou.
A enfermeira Andreia cursou graduação na Universidade Estadual de Maringá e se formou em 1996. “Queria fazer um curso onde eu pudesse ajudar as pessoas. Desde muito nova passei a admirar o trabalho dos profissionais de saúde. Senti esse despertar para os cuidados com as pessoas e optei pela enfermagem. Se fosse hoje, escolheria de novo”, salientou.
Muita coisa mudou na profissão desde sua graduação e a enfermeira acompanhou essa evolução, através da formação contínua e do estudo constante. “Cerca de um ano depois de me formar soube de uma vaga para enfermeira no Hospital Nossa Senhora e me candidatei. Fiquei muito feliz ao ser selecionada e desde então integro esta valorosa equipe”, conta.
Para ela, o atual momento e a ameaça do Coronavírus Covid-19 impõe novos desafios aos enfermeiros. “Os profissionais de saúde e pesquisadores ainda não tem uma noção concreta do que é o Covid-19 e muito menos encontram a sua cura. Não devemos menosprezar um inimigo tão forte e invisível. Normas e procedimentos de segurança e atendimento foram criados ou aperfeiçoados e devemos estar sempre atentos a eles e aos cuidados de prevenção no ambiente hospitalar”, recomenda.
Aos que almejam a profissão, a enfermeira dá alguns conselhos: “Estude muito e acima de tudo cultive o amor pelas pessoas. Para ingressar nessa carreira é necessário compromisso com a vida de quem nem sequer conhecemos e ter capacidade de agir com profissionalismo e ao mesmo tempo empatia pelo ser humano é essencial”, disse.
CAFÉ COM A TURMA
O Instituto Nossa Senhora Aparecida recebeu seus enfermeiros técnicos e auxiliares para o 1º Café com a Turma, nesta quinta-feira (14), como parte das comemorações do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro – 12 de maio – e o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de enfermagem – 20 de maio. A comemoração foi feita em turmas de apenas três pessoas, para evitar aglomerações. Mesmo assim, foram momentos de muita alegria e confraternização.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino