Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Aproximadamente dois meses depois de receber o transplante inédito de coração de porco, morreu o paciente David Bennett, de 57 anos, nesta terça-feira (8). A informação foi transmitida pela Universidade de Maryland (EUA), onde foi a realizado o procedimento.
O cirurgião que liderou a equipe no transplante, Bartley Griffith, se disse devastado pela perda do paciente. "Sr. Bennett provou ser um paciente corajoso e nobre que lutou até ao fim e tornou-se conhecido por milhões de pessoas em todo o mundo pela coragem e firme vontade de viver”, declarou.
No período a evolução do paciente era considerada satisfatória. Bennett já falava em ir para casa.
As causas da morte ainda não são conhecidas. Segundo a universidade, especialistas vão realizar uma investigação completa, que deverá ser publicada futuramente numa revista científica.
Apesar do pouco tempo, a cirurgia marca a história do transplante cardíaco mundial e reforça esperança de que o xenotransplante (transplantes entre espécies diferentes, com órgãos geneticamente modificado) pode ser uma alternativa para diminuir a fila de espera.
O diretor do programa de xenotransplante cardíaco da universidade, Muhammad Mohiuddin continua otimista. "Continuamos otimistas e planejamos continuar o nosso trabalho em futuros ensaios clínicos”, disse. “Ganhamos informações valiosas ao saber que o coração de porco geneticamente modificado pode funcionar bem dentro do corpo humano enquanto o sistema imunológico é adequadamente suprimido", analisou o diretor.
Como afirmou Dr. Francisco Gregori, cirurgião renomado pela criação de dispositivos cardíacos largamente utilizados em todo o mundo: “Xenotransplante é uma técnica que veio para ficar, pode salvar milhares de vidas em todo o mundo. É uma esperança para os pacientes que esperam por um transplante de coração”, comentou Dr. Gregori.
Fotos: divulgação
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura