Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizada entre abril e junho, revelou uma progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Foram entrevistados 295 médicos oftalmologistas das especialidades de pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. De cada 10 médicos que participaram do estudo, sete apontaram aumento dos graus de miopia, sendo que 6% diagnosticaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.
A maioria dos oftalmologistas (75,6%) apontou o uso de dispositivos eletrônicos como fator de agravamento do quadro. Para 22% apenas o uso de tablets e celulares influenciaram no resultado. Para alguns especialistas não há relação do aumento da miopia com o uso dos eletrônicos.
Recomendações da SBO
A SBO recomenda que os pais e responsáveis por crianças, especialmente as que já têm diagnóstico de miopia, monitorem o uso de celulares e videogames e o tempo em frente à Tv, justificando que essa redução pode ajudar a não piorar o quadro.
A entidade orienta ainda que seja observado o limite de exposição às telas: uma hora para crianças entre dois e cinco anos; para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas; e crianças menores de dois anos não sejam expostas de forma alguma. Em todos os casos é necessário a supervisão. A maioria dos profissionais (96,3%) considera importante propor atividades fora de casa para contribuir com a redução dos graus de miopia em crianças.
Miopia
A miopia é provocada quando o diâmetro do globo ocular é aumentado, ainda que ligeiramente. Por causa desse aumento, há um erro na refração da luz, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo, de forma que a visão fica embaçada.
A principal causa da miopia é a herança genética, mas a exposição excessiva às telas e a redução do tempo passado ao ar livre pode interferir em sua manifestação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas míopes no Brasil, mais de 25% da população. No mundo, chega a 2,6 bilhões de pessoas.
Com informações da SBO
Foto: Divulgação
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul