Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Redário em CMEI de Umuarama é exemplo de criatividade e bem-estar na educação infantil

Publicado em 04/11/2024 às 15:12 por Editoria Movimento Saúde

A instalação de um redário no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cora Coralina, em Umuarama, é uma iniciativa que alia simplicidade e eficácia para o desenvolvimento infantil. Com um espaço acolhedor para a leitura e atividades lúdicas, o redário desperta o interesse das crianças pela literatura e contribui para o bem-estar emocional dos pequenos

Para a coordenadora pedagógica do CMEI, Sara Ligia de Oliveira Sarmento Bernhart, a reação das crianças foi inspiradora. “As pequenas redes, dispostas na área de descanso, ficaram lindas e agradaram a todos os alunos. Toda a equipe ficou emocionada ao observar as crianças, cada uma com seu livrinho, viajando pelo mundo da literatura e explorando os diversos gêneros textuais de forma lúdica e prazerosa”, relatou Sara. Segundo ela, o redário não só incentiva a leitura como também proporciona um ambiente de relaxamento.

A diretora do CMEI, Thaila Fernanda Goveia, também destaca os benefícios do redário como ferramenta pedagógica e de bem-estar. “O redário é um espaço aliado para a promoção de diversas atividades, como ler livros, ouvir e cantar músicas e fazer atividades de animação. Ele promove um momento prazeroso de leitura e contribui para o desenvolvimento da concentração, socialização e criatividade nas crianças”, afirma Thaila. Ela acredita que esses espaços são fundamentais para enriquecer as vivências dentro da unidade educacional.

Experiências semelhantes em outras instituições educacionais reforçam os benefícios dessa abordagem. Em Belém, por exemplo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento XV inaugurou o “Redário da Leitura” para incentivar a leitura e a socialização entre os estudantes. Em Brasília, a Escola Classe Beija-Flor implementou o Redário Xainã, um espaço que estimula a leitura e promove a cultura de paz nas relações escolares. Essas iniciativas mostram que, quando bem planejados, os redários podem transformar o ambiente educacional

Especialistas em psicologia e educação também reconhecem os múltiplos benefícios de ambientes como os redários. A psicóloga Flávia da Silva Ferreira Asbahr destaca que espaços de leitura lúdicos e úteis podem reduzir o estresse, melhorar a concentração e promover habilidades sociais nas crianças. Além disso, a leitura em ambientes projetados estimula a criatividade e a imaginação, que são fundamentais para o

A iniciativa do CMEI Cora Coralina é um exemplo inspirador para outras instituições de Umuarama e do Brasil. Com um investimento modesto e parcerias com associações de pais e mestres, é possível criar espaços que enriquecem o ambiente educacional e promovem o desenvolvimento integral das crianças. Adotar práticas semelhantes em outras escolas pode contribuir para a formação de leitores assíduos e cidadãos conscientes, fortalecendo a educação e a cultura.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio