Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Por que os bebês têm mais ossos que os adultos? 

Publicado em 19/10/2022 às 10:37 por Editoria Movimento Saúde

Você sabia que o corpo do bebê tem cerca de 100 ossos a mais do que o de um adulto? Parece estranho pensar, tendo em vista o tamanho e o peso que o esqueleto precisa suportar nas duas diferentes fases da vida. Mas isso tem uma explicação biológica, muito simples na verdade.

Acontece que, na fase inicial da vida, há vários ossos unidos por cartilagem, que se transformam em um único osso com a chegada da fase adulta, como o crânio, o pulso, a pelve e a bacia. O processo de ossificação da cartilagem acontece a partir da primeira respiração do bebê fora da barriga.

O crânio, por exemplo, no recém nascido possui fontanelas (a moleira) — cartilagens entre alguns dos ossos da cabeça que ainda não se fundiram —, por isso, o bebê ainda é tão frágil. É por causa dessa cartilagem que os bebês conseguem se movimentar e ficar apertados dentro do útero sem se machucar.

Ainda em relação ao crânio, as peças do topo são unidas por seis áreas diferentes de tecido cartilaginoso, que se fecham originando um crânio completo a partir de um ano de idade. O final da fusão de todos os ossos tende a acabar no início da puberdade, com alguns sendo evoluídos de forma mais devagar, como a clavícula, que pode não se formar completamente até meados dos vinte anos.

Você tem curiosidades sobre o corpo humano?

Envie sua dúvida no whats 44 99907-2342

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio