Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Depois de um período sem registros de mortes, queda atribuída ao avanço da vacinação no município, com exceção de segunda-feira, durante toda a semana foram anunciados óbitos em Umuarama, por complicações da Covid-19. As informações foram passadas pela Secretaria de Saúde, nos boletins diários.
Na terça-feira (21) foi comunicado o falecimento de um homem de 40 anos, ocorrido no domingo (19) no Hospital Uopeccan.
Na quarta-feira foi notificado o óbito de um paciente de 89 anos, ocorrido na segunda-feira (20).
Mais uma morte, dessa vez de um senhor de 78 anos, também internado no Uopeccan, foi anunciada na quinta-feira. A morte ocorreu na quarta-feira (22),
E nesta sexta-feira (24), o Boletim Covid trouxe a confirmação do falecimento de duas mulheres: uma de 68 anos, ocorrido dia 23, no Hospital Cemil, e outra de 82 anos, ocorrido no dia 16 no Hospital Uopeccan. O número de óbitos por covid-19 chegou a 313.
A equipe do Movimento Saúde questionou se os pacientes que foram a óbito durante a semana já haviam recebido a vacina. “A Vigilância Epidemiológica fará a investigação se foram vacinados ou não”, respondeu a Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria da Prefeitura
Novos casos
Durante a semana os boletins trouxeram casos novos da doença. Nas segunda-feira (20), foram registrados 31 casos; terça-feira (21) foram 15 confirmações; na quarta-feira (22), outros 22 diagnósticos positivos para Covis-19 foram registrados. A quinta-feira (23) trouxe 18 novos casos, e na sexta-feira (24), mais 12 pacientes positivaram. O total da semana ficou em 96 casos.
Notificações
As notificações, desde o início da pandemia, chegaram a 40.723, sendo que 24.188 casos foram descartados. O total de pessoas que receberam exames com resultados positivos chegou a 16.493, sendo que 14.504 se recuperaram. Há ainda 42 casos suspeitos, com duas pessoas internadas.
A situação da ocupação de leitos nos hospitais locais, regulada pela Macrorregional de Saúde em Maringá, informa que das 40 enfermarias disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), 21 estão ocupadas hoje, assim como 15 dos 25 leitos de UTI.
Baixa procura
Nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde informou que nos dias 25 e 26 (sábado e domingo) não haverá imunização em Umuarama. “Houve aplicação da D1 a semana toda em pessoas de 18 anos ou mais. A procura está bem baixa, ou seja, faltam poucas pessoas para imunizar. Quanto à D2, a vacina está disponível durante toda a semana e a procura está tranquila. As vacinas da D3 foram disponibilizadas a partir desta sexta-feira (24), nas casas dos pacientes”, explicou a Secretaria.
Quanto a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, público que o Paraná decidiu inserir na programação de imunização, o município não recebeu vacinas ainda. “O governo do Estado orientou que a aplicação seja feita a partir de terça-feira”, completou a Assessoria.
DIA NACIONAL DA DISLEXIA
O que é e quais as novas perspectivas de inclusão educacional para crianças com dislexia?