Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Algumas mães com bebês internados na UTI Neonatal não produzem leite suficiente
Foto: Rosi Rodrigues
Atualmente o Posto de Coleta de Leite Materno da Maternidade Norospar não está captando o suficiente para suprir a demanda da sua UTI Neonatal. Em média, estão internados de 5 a 8 bebês prematuros por dia. Muitas mamães ainda não estão produzindo leite devido ao pouco tempo de gestação e precisam da ajuda de outras lactantes para que seus bebês tenham mais chances de vida.
Toda mãe que está amamentando e que tenha vontade, pode ser doadora.
“Basta ter vontade de ajudar. O leite materno é o alimento ideal para os bebês, especialmente para os prematuros”, diz a enfermeira Carla Narvaes Figueiredo, da UTI Neo Natal da Norospar.
A maternidade está convocando mamães que estejam amamentando em Umuarama e região para doar. “Essa doação pode fazer a diferença na vida de um bebê”, ressalta.
As doadoras recebem um rápido treinamento sobre a coleta, armazenamento e entrega do leite materno e recebem frascos esterilizados para guardar o que foi coletado corretamente. Os frascos cheios devem ser entregues semanalmente nos postos de coleta.
Além do Banco de Leite que fina dentro da Maternidade Norospar, as doadoras podem retirar e entregar os fracos nos Postos de Saúde Central, São Remo e Vitória Régia em Umuarama. Quem mora na região e quer doar, deve entrar em contato com a maternidade para se informar.
“Em alguns casos, quando a lactante não tem condições de levar o leite a um dos pontos de coleta, vamos buscar na casa da doadora, acionamos parceiros de outros serviços de saúde para trazer de outras cidades, enfim, tudo o que é possível é feito. Esse leite é muito precioso para vida dos nossos bebês da UTI Neo”, salienta a enfermeira.
O leite captado é enviado de ambulância para o Banco de Leite de Cascavel, onde é pasteurizado e retorna a Umuarama. “Eles devolvem exatamente a quantidade enviada. Não recebemos doações de fora. Por isso é tão importante que as nossas mamães sejam doadoras”, destaca.
SERVIÇO
Banco de Leite da Maternidade Norospar
Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Mais informações pelo fone: 443621-1282 com a enfermeira Carla.
DIA NACIONAL DA DISLEXIA
O que é e quais as novas perspectivas de inclusão educacional para crianças com dislexia?