Publicado em 31/07/2019 às 14:06
Neste dia 27 de julho é o dia nacional de prevenção aos acidentes de trabalho e no hospital Norospar, em Umuarama, existe uma estrutura formada para evitar que os colaboradores se lesionem durante o expediente.
Dentro da proposta da diretoria de gestão humanizada o hospital trabalha de forma integrada: setores como o recursos humanos e segurança do trabalho unem-se para garantir o bem-estar dos colaboradores.
Uma das iniciativas é a ginástica laboral. Os colaboradores têm uma pausa na rotina de trabalho para cuidar do corpo. O professor Rena Vitor da Silva, da Grunitzky Fisio Forense, é quem dita o ritmo.
Os exercícios previnem tanto problemas físicos quanto aliviam o cansaço mental. “Sem dúvida essencial porque tira a gente do sedentarismo e também é um momento de descontração já que ficamos muito tensos durante o trabalho”, diz o técnico em enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Adriano Cézar.
Ao todo o hospital tem mais de 300 colaboradores e para proporcionar bem-estar a eles o Norospar conta com uma equipe multidisciplinar com técnicos de segurança do trabalho – Edvaldo Brito e Fábio Cardoso – e um médico do trabalho, Paulo Vinicius Oliveira.
“Temos os exames admissionais e de rotina, além dos habituais laudos e a presença de um médico do trabalho sem dúvida faz a diferença para os colaboradores”, ressalta Dr. Paulo.
A data
27 de julho é dia nacional de prevenção aos acidentes de trabalho. “Dentro da nossa proposta de humanização entendemos que se o trabalhador está dando atenção à sua saúde vai atender melhor ao paciente, que é o segredo do sucesso da nossa instituição”, diz Cardoso.
Ação que já gerou resultados positivos no comportamento dos colaboradores. “Após a pausa o pessoal volta mais animado para o trabalho, além de haver essa integração entre os diversos setores. É uma ação muito boa a ginástica laboral”, salienta a enfermeira-chefe Nanci de Paula.
Fonte: O Bemdito