Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 Login
A saúde envolve muito mais do que manter um corpo são – ela requer que a mente também esteja sã.
Foto: Divulgação
A saúde envolve muito mais do que manter um corpo são – ela requer que a mente também esteja sã. Porém, quando se pensa em saúde da mente, muitas vezes é quase indissociável a saúde mental e a saúde emocional. Por estarem muito ligadas uma à outra é que ocorre esta confusão no pensamento popular.
Porém, o que de fato é a saúde mental? E a saúde emocional? Para entender melhor o que é cada uma delas e quais são as semelhanças e diferenças, separei algumas características que distinguem estes dois segmentos da saúde e a importância em mantê-los bem nutridos. Confira logo abaixo!
A saúde mental representa um estado de equilíbrio que o indivíduo atinge, assim a relação que desenvolve consigo e com as pessoas ao seu entorno ocorre da melhor maneira possível. Ter saúde mental significa que o indivíduo aceita de forma natural as dificuldades e exigências da vida, assim como sabe lidar bem com as emoções, sejam elas boas ou ruins. Reconhecer seus próprios limites e saber quando precisa de ajuda de outras pessoas para superar determinados problemas também é uma característica de quem goza de boa saúde mental. Além disso, a saúde mental está mais ligada ao cérebro. Os profissionais que cuidam da saúde mental são: médicos psiquiátras e psicólogos.
Apesar de estar diretamente ligada à saúde mental, a saúde emocional envolve questões diferentes. Saber lidar com sentimentos, conseguir se desvencilhar e superar acontecimentos ruins, são algumas das implicações de uma boa saúde emocional.
Alguns elementos podem ser levados em conta ao se caracterizar a saúde emocional. Ela deve envolver a percepção de si mesmo, a capacidade de manter relacionamentos com outras pessoas e também manter entusiasmo com a vida. Quando a saúde emocional não está em plena condição, as relações com outras pessoas geralmente são abaladas. O profissional que cuida da saúde emocional é o terapeuta alternativo e também o hipnoterapeuta.
O que diferença entre a saúde emocional e saúde mental são alguns elementos sutis, como por exemplo a forma como cada uma pode ser percebida. A saúde emocional é mais fácil de ser percebida por outras pessoas, uma vez que se trata diretamente da forma como se lida com outros indivíduos.
Já a saúde mental é um pouco mais complexa, pois uma vez que envolvem questões químicas cerebrais pode ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena.
Tanto a saúde mental, quanto a saúde emocional tratam da nossa forma de lidar com outras pessoas. Afirmo isso porque, em muitas momentos quando a saúde mental – ou emocional – não está plena, o indivíduo tende a se isolar e mudar a forma como se relaciona com outras pessoas. Elas, portanto, afetam diretamente as relações e a percepção do mundo do indivíduo.
A saúde mental e emocional estão interligadas e se influenciam diretamente, podendo uma levar ao declínio da outra. Por exemplo, uma pessoa que não está com a saúde mental plena, apresentando algum quadro como depressão, ansiedade extrema e outras, tem sua saúde emocional afetada diretamente. E assim, sua relação com outras pessoas e até mesmo consigo são afetadas.
Você Tem cuidado da sua saúde mental e emocional? Certifique-se de que ambas estejam em sintonia e saudáveis para manter o equilíbrio! Procure ajuda ao perceber que elas não estão em perfeito estado!
Fonte: Professor Alessandro Baitello