Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

A alergia ao pólen ou rinite alérgica estacional é uma das alergias mais comuns na infância.

Foto: Divulgação

Dicas naturais para crianças com rinite alérgica estacional

Publicado em 17/12/2018 às 19:04

A alergia ao pólen ou rinite alérgica estacional é uma das alergias mais comuns na infância. Trata-se de uma reação ao pólen que as plantas, flores e ervas liberam no ar e que causam incômodos e sintomas prejudiciais em crianças e adultos. 

Pode aparecer na primavera e no verão e provoca coriza e congestão nasal, lacrimejo, conjuntivite, tosse, asma, coceira no nariz, boca, garganta ou pele, dores de cabeça e inclusive vômitos e diarréias. 

Remédios naturais para crianças alérgicas ao pólen 

1. Mel de abelha: duas colheres de mel tomadas diariamente antes do começo da primavera atuam como barreira natural. Lembre-se que o mel não é indicado para menores de dois anos.

2. Cebola: picada e colocada em um prato próximo da cama ajuda a abrir as vias respiratórias. 

3. Vaporização com eucalipto, erva-cidreira ou menta: ferver qualquer um deles numa panela e respirar seus vapores ajuda a descongestionar o nariz. 

4. Vitamina C: é um anti-histamínico natural e se encontra em frutas como laranjas, morango, limão, toranja e inclusive em alimentos de folha verde como os brócolis. 

5. Limpezas nasais: realizar limpeza com água do mar ou soro caseiro ajuda a eliminar a mucosidade e a coceira no nariz

6. Pimentas e outros alimentos ricos em capsaicina: são descongestionantes naturais, já que ao comê-los abrem as vias respiratórias. Você pode acrescentá-lo em pequenas quantidades nas saladas das crianças.  

7. Ficar em casa: nos dias de  maior concentração de pólen convém permanecer em casa, sobretudo na primeira hora da manhã e a última hora da tarde. 

8. Camomila: o chá de camomila é um anti-histamínico  natural graças aos flavonóides, um componente presente em muitos alimentos e que reduz a inflamação. Os saquinhos de chá escorridos e aplicados gelados nos olhos ajudam também a acalmar a inflamação. 

9. Infusão de tomilho: graças às suas propriedades antissépticas ajuda a combater a tosse e a coceira de garganta. 

10. Banhos: ao regressar a casa convém tomar um banho para eliminar as partículas de polén  que possam ter ficado grudadas na roupa ou na pele. 

Fonte: GuiaInfantil.com

 

 

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio