Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 Login
A participação dos prefeitos e representantes dos municípios tem sido marcante nas assembleias do Cisa-Aemerios
Foto: Rosi Rodrigues
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, a união e a participação dos municípios consorciados no planejamento e gestão da entidade é o que está fazendo a diferença na melhoria e otimização dos serviços prestados.
Nesta sexta-feira (12), a partir das 15 horas, acontece mais uma Assembleia Geral e todos os prefeitos estão convocados. A reunião será realizada na sede do Cisa-Amerios, que fica na avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 866 – ao lado da Delegacia de Umuarama.
Participam do Consórcio 20 municípios da região. São oferecidos serviços médicos e odontológicos especializados em 47 especialidades diferentes, entre consultas, procedimentos e cirurgias.
“Precisamos da participação de todos para fazer uma gestão realmente democrática e que venha de encontro às necessidades dos usuários nos seus municípios de origem. O Cisa-Amerios é uma entidade forte graças ao interesse comum de que o serviço de especialidades médicas realmente funcione”, destacou Cardoso.
Entre os principais assuntos em pauta para a Assembleia Geral, está a prestação de contas do primeiro semestre de 2018. “Transparência é a palavra de ordem na nossa gestão. Cada município tem, não só o direito, mas o dever de participar da prestação de contas, questionar, dar opiniões, participar e colaborar”, enfatizou o presidente.
Outros assuntos em pauta: suplementação orçamentária; registro e inclusão de credenciamento de consultas; credenciamento de novos procedimentos.
O Cisa-Amerios
O Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisa-Amerios foi fundado em 03 de dezembro de 1993. Atualmente é constituído por 20 municípios: Alto Paraíso, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê.
A iniciativa consorciada entre os municípios foi a maneira encontrada para fazer frente a escassez serviços médicos especializados, necessários ao atendimento da população (passiveis de serem ofertados nos municípios), devido à dificuldade de recursos vivida pelas prefeituras. Somam-se as demandas de medicamentos, serviços médicos e hospitalares, para através da economia de escala conseguir diversidade, qualidade e amplitude dos serviços.
A finalidade do Consórcio é garantir a implantação de serviços públicos, tendo como função primordial, representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades, executar programas e medidas destinadas a promover a saúde dos habitantes da região e implantar serviços afins.
Assim, o Cisa-Amerios vem colaborar para a otimização da saúde na região, oferecendo melhor direcionamento dos serviços tendo como escopo, qualidade e resolutividade.