Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 Login
Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Ilda T. Kamal participaram de um treinamento no 6ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiro de Umuarama, na tarde de quinta-feira (24). O objetivo é orientar os futuros profissionais de saúde sobre como receber um paciente encaminhado pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência –SIATE.
Uma das principais recomendações é quanto a imobilização do paciente. “Os socorristas seguem uma série de protocolos para a imobilização do paciente. Se o profissional que o receber no hospital não estiver ciente desses protocolos, pode prejudicar o mesmo, provocando o agravamento de lesões. A retirada do colete cervical, por exemplo, deve ser feita com todos os cuidados e seguindo as técnicas recomendas”, disse o 3º Sargento Valdivino que instruiu os alunos.
De acordo com a professora de estágio, a enfermeira Paula Cabral, a integração com os profissionais que realizam o socorro às vítimas faz parte do currículo do Curso Técnico de Enfermagem.
“Esses estágios são muito importantes, pois os alunos vivenciam na prática o que até então viram na teoria durante o curso”, disse. Segundo ela, além do Corpo de Bombeiros, os alunos participam de estágios no SAMU 193 e no Pronto Atendimento Municipal.
Para a aluna Viviane da Silva Coelho, de 29 anos, o treinamento foi esclarecedor. “A experiência foi ótima e muito rica. Aprendemos as técnicas para receber um paciente imobilizado e como proceder para a retirada de equipamentos como tiras de amarração e coletes cervicais, por exemplo”.
A aluna Viviane da Silva Coelho, de 29 anos, acredita que os estágios são a parte mais importante do curso. “O conhecimento na teoria é importante, mas quando chegamos aqui e vivemos a parte prática do que vimos em sala de aula, é gratificante”, disse.
De acordo com o soldado Lucas, a corporação está sempre de portas abertas para trocar informações e dar treinamentos aos profissionais de saúde. “Basta entrar em contato com o comando e agendar”, explica o bombeiro.