Segunda-feira, 21 de abril de 2025

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Ansiedade afeta pessoas de todas as idades. Saiba como funciona o Atendimento Psicológico em Umuarama

Publicado em 04/03/2023 às 21:46 por Editoria Movimento Saúde

A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, responsável pelo SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, faz um alerta: o número de pessoas que buscam apoio para problemas de ansiedade tem aumentado a cada mês. E o transtorno atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos. A boa notícia é que, com ajuda profissional, as melhoras são significativas e os sintomas são amenizados.

Ela começa destacando que, em primeiro lugar, é preciso deixar de lado os tabus que ainda existem a respeito dos tratamentos sobre saúde mental. “Felizmente nos dias atuais a temática vem sendo abordada sem preconceitos, já que a maioria das pessoas sabe da importância de se falar sobre transtornos psicológicos como estresse e depressão, por exemplo. Porém é importante que o tema ansiedade também seja pauta nas discussões, tanto as profissionais, quanto nas rodas de amigos, já que se tornou um dos problemas psicológicos mais comuns nos dias atuais”, afirma.

Nathalia explica que, assim como o estresse, a ansiedade é, de certa forma, uma reação do corpo ao perigo. “Ou seja, todos nós somos ansiosos, em uma escala menor ou maior. Diferente da ansiedade normal, que sentimos na véspera de uma prova ou de uma reunião importante, também existe a ansiedade patológica. Para algumas pessoas, a ansiedade é algo mais frequente, que atrapalha o andamento normal da vida e, nesses casos, esses indivíduos podem sofrer do Transtorno de Ansiedade”, detalha.

Segundo ela, um transtorno sério que se manifesta de diversas maneiras e precisa ser tratado. “As consequências do transtorno de ansiedade vão muito além de apenas ter frio na barriga: elas afetam profundamente a existência, prejudicando as interações sociais, a vida profissional e até mesmo tornando-se doenças físicas”, registra.

É muito importante ressaltar, segundo a psicóloga, que os sintomas são diversos e variam de pessoa para pessoa. “Mas, mesmo no caso de uma ansiedade comum, já é possível perceber sintomas como o coração bater mais rápido e as palmas das mãos ficarem suadas, por exemplo. Quando a ansiedade é um problema patológico, é normal que a pessoa sinta insônia, dor no peito, arritmia cardíaca e falta de ar, apetite desregulado, tensão muscular e preocupação excessiva. Algumas pessoas também relatam formigamentos na pele e visão escurecida quando estão em uma crise”, define.

A coordenadora do SAP recomenda ainda que se uma pessoa tem percebido que sua ansiedade está se mostrando em excesso ou continuamente, é importante buscar a ajuda de um profissional para encontrar o diagnóstico e tratamento correto. “Lembrando que a porta de entrada é sempre a unidade básica de saúde de seu bairro. Um médico fará a indicação para que, conforme o caso, o cidadão seja encaminhado para receber ajuda psicológica e, se necessário, psiquiátrica. Jamais permita que um pedido de ajuda seja visto como algo vergonhoso: cuidar da saúde mental é cuidar da vida”, finaliza.

SERVIÇO – SAP – Serviço de Atendimento Psicológico – Rua Desembargador Lauro Lopes nº 3550 (fundos do Hemonúcleo) – Informações: (44) 3906-1159 e 98402-9642.
Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio