Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Rui Costa nomeia seis novos diretores no Ministério da Saúde

Publicado em 25/01/2023 às 15:55 por Editoria Movimento Saúde

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 24, trouxe uma série de portarias assinadas pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, com nomeações de diversos cargos, dentre eles o de seis diretorias do Ministério da Saúde. São cargos-chave dentro da estrutura da pasta, responsáveis por estruturar as ações em diversas frentes do ministério. Conheça abaixo os nomes dos novos diretores e as respectivas funções que cada um vai assumir:

Draurio Barreira Cravo Neto
Novo diretor do Departamento de Vigilância de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduações em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e University of South Florida. Foi gerente do Programa de DST/Aids do Rio de Janeiro, chefe da Unidade de Vigilância Epidemiológica do antigo Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose e gerente técnico sênior de tuberculose da Unitaid, agência de inovação em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Marcos Vinicius Soares Pedrosa
Novo diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. É graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco e possui mestrado em Saúde da Família pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz. Foi presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) na gestão 2011/2012, professor auxiliar do curso de medicina de Caruaru/PE vinculado à Universidade Federal de Pernambuco e também vice-coordenador do curso de medicina de Caruaru da UFPE de 2016 a 2018. Hoje é médico de família e comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e diretor administrativo e financeiro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Laise Rezende de Andrade
Nova diretora de programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Possui mestrado em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (ENSP-FIOCRUZ) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro do Colegiado de Coordenação do GT Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO, pesquisadora do Observatório de Análise Política em Saúde na linha de Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, pesquisadora da rede Covida — Ciência, Informação e Solidariedade — e professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Mauro Niskier Sanchez
Novo diretor de programa da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Possui doutorado em Epidemiologia na Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health, teve experiência como consultor da OPAS, trabalhou no Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em Moçambique como epidemiologista e diretor científico, atuou na área de pesquisa e epidemiologia do Programa Nacional de DST e Aids, e na área de pesquisa do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Hoje é professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Erika Santos de Aragão
Nova diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Tem mestrado em Economia e doutorado em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi eleita presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) para os biênios 2019-2020 e 2021-2022 e hoje é professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA) e pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz, além de integrar o Integra o Programa Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde do ISC-UFBA e o INCT de Inovação em doenças negligenciadas (Fiocruz-CDTS).

Felipe Proenço de Oliveira
Novo diretor de programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e foi Secretário Substituto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, onde assumiu a função de Coordenador Nacional do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Hoje é professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba e Diretor Geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba.

Fonte: futurodasaude.com

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio