Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
O nascimento prematuro é uma ocorrência clínica de alta incidência. Segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde – OMS, um em cada dez bebês nasce antes das 37 semanas e é considerado prematuro. A maioria precisa de cuidados especiais após o nascimento.
Em Umuarama e região, o Hospital Norospar é referência em prematuridade para todos os municípios da 12ª Regional de Saúde e durante todo o mês promoveu a Campanha Novembro Roxo – mês de conscientização sobre a prematuridade, esclarecendo dúvidas e divulgando informações sobre prevenção e cuidados.
Muitos bebês que nascem prematuros precisam ficar internados na UTI Neonatal. No Hospital Norospar são 10 leitos especializados e a ocupação, em média, é de mais de 80%.
“A prematuridade é bem mais comum do que se imagina e é um assunto que precisa ser abordado, pois muitos fatores que levam ao nascimento prematuro podem ser prevenidos ou controlados”, disse o coordenador da UTI Neonatal da Norospar, Dr. Kelson Ferrarini.
PREVENÇÃO - Segundo o médico, o pré-natal é fundamental para prevenir o nascimento prematuro, pois o acompanhamento médico durante a gestação ajuda a identificar e controlar doenças pré-existentes e ocorrências gestacionais.
São fatores de risco: gestação gemelar, diabetes gestacional, pressão alta, obesidade, hábitos como tabagismo, alcoolismo ou o uso de drogas.
ALTAMENTE ESPECIALIZADO - O Hospital Norospar possui uma das mais modernas UTIs Neonatais da região, com equipamentos de ponta. “Além de equipamentos diferenciados, temos que ressaltar e parabenizar a nossa equipe multiprofissional altamente especializada. São pediatras, intensivistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, entre outros profissionais e técnicos que atuam no setor, com profissionalismo, competência e muito carinho com os bebês, seus pais e familiares”, destacou o médico.
VIVENDO A PREMATURIDADE - A campanha também ouviu quem enfrentou a prematuridade. Mães que tiveram seus bebês internados na UTI Neonatal da Norospar, contaram suas experiências em vídeos divulgados na rede social oficial da Norospar . Confira no @norospar.
Um desses relatos é o da, Thais Gusmão Ferreira, mãe das gêmeas Mylenna e Mycaella, que nasceram de 34 semanas CONFIRA O VÍDEO. Ambas ficaram internadas na UTI Neontal da Norospar.
“Agradeço muito a Deus pelo suporte. Tanto emocional, quanto os cuidados com as minhas filhas. Foi muito bom e muito importante para mim, vir para casa e saber que estava deixando elas em boas mãos”.
ACOLHIMENTO - Os pais com bebês internados na UTI Neontal também tiveram um dia de acolhimento neste Novembro Roxo. A Comissão de Humanização e a Equipe Assistencial da UTI Neonatal preparam um café especial e todos os papais receberam uma lembrança, com o carimbo dos pezinhos dos seus bebês. Eles puderam trocar experiências e assistiram vídeos com depoimentos de pais que viveram e venceram a prematuridade com seus filhos.
NUTRINDO A VIDA - Os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Norospar tem um forte aliado na luta pela vida: o leite materno. Através do trabalho do Banco de Leite Humano – BLH Norospar, os prematuros são alimentados exclusivamente com leite materno.
O BLH atua diretamente com as mamães dos prematuros internados, estimulando a lactação. Contudo, muitas mamães não conseguem fornecer o leite que seus bebês necessitam e eles são alimentados com o leite doado por voluntárias.
“Todo o leite doado é pasteurizado antes de ser fornecido aos prematuros. Esse alimento é ainda mais importante para esses bebês, pois promove o desenvolvimento mais rápido, diminui a incidência de infecções e diminui o tempo de internação, quando comparado aos bebês alimentados com fórmula”, explicou o Dr. Kelson, que agradeceu às doadoras e parabenizou também a equipe do BLH.
SAIBA MAIS – Nas redes sociais da Norospar tem uma entrevista completa com o Dr. Kelson Ferrarini, onde ele responde perguntas enviadas durante a campanha e esclarece mais dúvidas sobre a prematuridade.
Confira também o depoimento de outras mamães que viveram a prematuridade e conheça as equipes assistenciais da UTI Neonatal.
Acesse no Face e Insta @norospar
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino