Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Médicas do Hospital Cemil apresentam estudo sobre prevenção de disfunção cerebral em congresso estadual

Publicado em 08/09/2022 às 11:14 por Editoria Movimento Saúde

Médicas do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva da Associação Beneficente de Saúde São Francisco de Assis – Hospital Cemil apresentaram um estudo sobre a prevenção de disfunção cerebral “delirium” em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva – UTI, durante o 16º Congresso Paranaense de Medicina Intensiva, realizado em Cascavel, entre os dias 24 e 26 de agosto. 
Um episódio agudo de disfunção cerebral é reconhecido na literatura médica como delirium. O vocábulo é proveniente do verbo em latim delirare, que quer dizer “estar fora do caminho”. 
De acordo com a preceptora do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Cemil, Dra. Fabiana Balbino Sant’Ana Fuck, da mesma forma que os demais órgãos, o cérebro também pode apresentar disfunções no curso de uma doença grave. 
“O estudo apresentado no 16º Congresso Paranaense é fruto de um longo trabalho realizado na UTI Adulto do Hospital Cemil, onde não apenas é realizado o monitoramento do delirium, mas empregadas medidas preventivas, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos, diminuindo a mortalidade e as sequelas cerebrais provenientes da longa internação”, disse.
O estudo “Delirium em Paciente Internados em Unidade de Terapia Intensiva: a Importância da Prevenção”, foi elaborado e apresentado pelas médicas residentes do Hospital Cemil Dra. Any Karine Fruhauf e Dra. Marina Rossato Biezus e pela acadêmica do Curso de Medicina da FAG, Giuliana Rossato Biezus.
A conclusão é que “a ocorrência do delirium nos pacientes internados em UTIs apresenta um valor expressivo. Além disso, possui impacto importante na morbimortalidade. Desta forma, reforça-se a relevância e as possibilidades de prevenção desse agravo no ambiente de UTI”. 
A Dra. Fabiana Fuck ressalta a importância da pesquisa científica na especialização médica. “É uma etapa importante e decisiva na formação profissional. Os Programas de Residência Médica do Hospital Cemil estimulam a investigação clínica, a pesquisa e o desenvolvimento científico da medicina. Nossas residentes estão de parabéns, não só pelo estudo apresentado, mas pela iniciativa de difundir conhecimentos”, finalizou. 


_____________
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
HOSPITAL CEMIL

  Dra. Fabiana, que também é professora do Curso de Medicina da Unipar, estava acompanhada ainda de acadêmicos da Liga de Terapia Intensiva. Nesta foto, elas estão com o presidente nacional da Amib (Associação Medicina Intensiva Brasileira) Dr. Marcelo Maia. 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio