Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Pais e responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos têm a oportunidade de atualizar as carteirinhas de vacinação, em horário especial no próximo sábado (20). Das 8h às 16h30, todas as unidades de saúde de Umuarama e dos distritos vão realizar o Dia D, oferecendo mais de 20 tipos de imunizantes do grupo chamado ‘de rotina’.
O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Lilia Simeire Silva Hidalgo, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, conta que também será realizada campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos. “A campanha segue até 9 de setembro, mas neste Dia D esperamos um grande público, pois pensamos neste horário especial exatamente para que todos tenham tempo de proteger seus filhos e também se protegerem”, observou.
Segundo Lilia, existem cerca de 5.600 crianças com idade entre 1 e 4 anos em Umuarama e, deste total, apenas 500 tomaram a vacina contra a poliomelite – ou seja, 8,9%. “Esses números nos são enviados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Já em relação à multivacinação, não há meta a ser atingida, pois esta etapa servirá para que o esquema vacinal das crianças ou adolescentes seja completado”, explicou, alertando que com a ocorrência de casos mundiais de polio, e considerando a baixa cobertura vacinal, há risco de o vírus da doença voltar a circular no país.
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, chama a atenção para o fato de as vacinas do calendário podem ser feitas de forma concomitante, incluindo a imunização contra covid-19. “Ou seja, a pessoa pode tomar mais de uma vacina na mesma hora, sem risco à saúde. Nossa recomendação é de que a situação vacinal das crianças e adolescentes seja verificada pelos pais ou responsáveis em uma unidade de saúde”, indica.
Além das 18 UBS da cidade, também haverá multivacinação nos distritos de Serra dos Dourados, Lovat, Vila Nova União e Santa Eliza. “O trabalho realizado pelo setor de Atenção Primária em Saúde vai atender ao chamado do Ministério da Saúde para que os municípios imunizem o maior número possível de pessoas para melhorarmos a cobertura vacinal no país, tanto para reduzir quanto para eliminar ou erradicar as doenças imunopreveníveis”, detalha.
Vacinas contra a covid
No próximo sábado (20) também serão disponibilizadas vacinas contra o coronavírus, enquanto houver doses, nas unidades de saúde Central, Sonho Meu, Cidade Alta e Guarani-Anchieta, também das 8h às 16h30. “Teremos imunizantes para as doses 1 e 2, além de doses de reforço 1, 2 e 3, para todos os públicos. Pedimos para que as pessoas levem documentos com foto e que não esqueçam de levar a carteirinha”, recomenda o secretário municipal de Saúde.
Saiba quais são as vacinas de rotina
BCG
Tuberculose
Pentavalente
Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo B (infecções no nariz, meninge e garganta)
VPC10
Pneumocócica conjugada 10-valente, contra pneumonia, meningite, otite
Meningo C
Meningite, meningococcemia e infecção generalizada
Rotavírus
Doença diarreica causada por rotavírus
Febre Amarela
Febre amarela
Tríplice Viral
Sarampo, caxumba e rubéola
DTP (Tríplice Bacteriana)
Difteria, tétano e coqueluche
DTPA (adulto)
Difteria, tétano e coqueluche
Hepatite A
Hepatite A
Varicela
Varicela
Hepatite B
Hepatite B
Difteria e tétano adulto
Difteria e tétano adulto
Meningo ACWY
Meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y
HPV Quadrivalente
Prevenção contra cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.
Fonte: Ministério da Saúde
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino