Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
A equipe de Pediatria e Neonatologia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, diagnosticou a possibilidade de cardiopatia complexa em um bebê nascido nesta segunda-feira (27), na Maternidade Regional, pelo SUS. Através da Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Noroeste, o bebê foi transferido para Londrina, uma das duas cidades referência em cardiologia infantil no Paraná, menos de 24 horas após o diagnóstico.
O menino, que nasceu de parto cesariana, com 39 semanas e 2 dias de gestação, apresentava sintomas de insuficiência respiratória e cianose – coloração azul-acinzentada da pele (arroxeada). De acordo com o Dr. Kelson Ferrarini, chefe da UTI Neonatal e Divisão Clínica de Pediatria da Norospar, após os cuidados pós-nascimento, o menino foi transferido para a UTI Neonatal.
Um ecocardiograma realizado ali mesmo indicou o diagnóstico de cardiopatia complexa. “Fizemos contato com a Central de Regulação de Leitos do Noroeste que indicou o centro de referência e, em menos de 24 horas, o paciente foi removido”, disse.
A remoção, realizada no final da tarde desta terça-feira (28), do Hospital Norospar até o campo de futebol da Guarda Municipal de Umuarama – local viável mais próximo para pouso e decolagem de helicóptero - contou com a colaboração de uma grande equipe, envolvendo pediatras, enfermeiros e técnicos da equipe de pediatria e neonatologia da Norospar e equipes do SAMU Noroeste.
De Umuarama, o paciente seguiu através do Serviço de Operações Aéreas do SAMU até o Centro de Referência em Londrina.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino