Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Os casos de gripe tem aumentado entre as crianças e as autoridades se preocupam também com o sarampo
A Secretaria de Saúde de Umuarama apresentou na manhã desta segunda-feira (2) o cronograma especial de vacinação contra o sarampo e a influenza (gripe) que será realizado durante o mês de maio. Assim como em outras cidades brasileiras, neste momento os imunizantes serão destinados preferencialmente a profissionais de saúde e adultos com idade acima de 60 anos, entre outros públicos específicos.
A vacina contra o sarampo será disponibilizada às segundas e quartas-feiras nas unidades básicas de saúde Jardim Lisboa, Jardim Cruzeiro, Jabuticabeiras, Guarani / Anchieta, Jardim União, San Remo, Industrial e Vitória Régia. Já nas terças-feiras os imunizantes estarão disponíveis nas UBSs Centro de Saúde Escola, Cidade Alta, Panorama, 1º de Maio, Bem-Estar, Central, 26 de Junho, São Cristóvão, San Remo, Ouro Branco e Sonho Meu.
Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde, informa que a imunização nessas 19 UBSs será feita das 8h às 11h e das 13h30 às 16h e os dois grupos indicados são crianças com 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. “Vale destacar que os distritos de Santa Eliza, Lovat, Serra dos Dourados, Vila Nova União, Roberto Silveira e Nova Jerusalém também terá vacina, mas nessas UBSs para receber é preciso fazer o agendamento”, registra.
A vacinação contra a influenza será disponibilizada de segunda a sexta-feira (2 a 6), das 8h às 11h e 13h30 às 16h em todas as unidades básicas de saúde do município e distritos. “Este importante imunizante é destinado a pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e professores do ensino básico e superior”, relata.
Ela acrescenta que o público-alvo neste momento também inclui indígenas, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e funcionários desse sistema, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino