Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
O intervalo de uma semana foi suficiente para que o número acumulado de covid-19 do fim de semana subisse de 3 casos, no dia 29, para 24 casos, nesta segunda-feira (6).
Na última sexta-feira (3), já havia sido registrado um importante aumento, quando foram confirmados 13 casos. O aumento coloca o setor de Vigilância em Saúde em alerta, conforme consta no Boletim da Secretaria Municipal. No entanto não há uma explicação para o aumento.
Flexibilização
É importante destacar que no dia 25 de novembro, o prefeito em exercício Hermes Pimentel, seguindo orientações do Governo Estadual, informou a decisão, por meio de decreto, de pôr fim nas restrições que vinham sendo mantidas nas medidas de enfrentamento à pandemia, de forma que permaneceu em vigor apenas a obrigatoriedade do uso de máscara.
Não foi cogitado, porém, que essa flexibilização pode ter resultado no aumento de casos. Prova disso é que o município segue em Bandeira Verde, ou seja, quando o risco de contaminação é considerado baixo.
Os casos anunciados hoje são de nove mulheres, oito homens e sete crianças. O total de casos ativos aumentou de 47 para 54 e o de suspeitos de 195 para 196. Desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, 14.494 pessoas receberam exames com o resultado positivo e, deste total, 19.117 se recuperaram. Nenhuma morte foi oficialmente comunicada nesta data e o total de óbitos segue em 323.
No Hospital Uopeccan, onde o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza alas exclusivas para tratamento da covid-19, há uma pessoa de Umuarama internada na UTI e outras duas internadas nas enfermarias.
Foto: PMU
Imagem ilustrativa: divulgação