Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Portugal confirmou nesta quarta-feira (1) o 14º caso da variante Ômicron da Covid-19. Os 13 primeiros estavam concentrados entre jogadores e membros da equipe técnica do Belenenses-SAD, clube de futebol de Lisboa. Um dos jogadores da equipe voltou recentemente da África do Sul, e comunicou Direção-Geral de Saúde (DGS) do país.
A nova variante, que de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) provavelmente se “disseminará mundialmente”, foi encontrada após o Belenenses-SAD disputar uma partida do Campeonato Português contra o Benfica no sábado (27).
O novo caso, que testou positivo para a variante num hospital, no sul de Lisboa, culminou com a interdição, por 24 dias, do serviço de pediatria da unidade, além do isolamento de 28 funcionários e alguns pacientes.
Com o número de casos, Portugal decretou estado de calamidade, que entrou em vigor ainda nesta quarta-feira e deve se estender até o dia 20 de março. O decreto deve envolver também a determinação de confinamentos.
De imediato, o Decreto torna obrigatória a apresentação de certificados de vacinação para acesso em restaurantes, pontos turísticos, eventos com assento marcado, academias, cassinos, bingos, entre outros. Também volta a ser obrigatório o uso de máscara em espaços fechados.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação