Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
A Covid-19 já vitimou 95 médicos no Paraná, segundo relatório emitido nesta quinta-feira (14), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A Associação Médica do Paraná estima que chegue a 160. São profissionais que, ou assumiram a linha de frente na luta contra a doença ou contraíram o vírus, e perderam a batalha.
Com a proximidade do Dia dos Médicos, comemorado em 18 de outubro, a Associação Médica do Paraná (AMP) prestou uma merecida homenagem, nesta quinta-feira (14), em solenidade de reverência a todos os profissionais que perderam a vida.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho foi realizado online, com transmissão pelo canal da AMP no YouTube, onde está disponível para acesso.
Na oportunidade também foi assinado um termo de aplicação de recursos transferidos do Fundo do Consumidor, da pasta da Justiça, para o Fundo de Saúde, com a presença do secretário, Ney Leprevost.
Profissionais de Saúde
Em todo o Paraná, até o dia 8 de outubro, a Sesa indica que pelo menos 741 profissionais de saúde perderam a vida em decorrência da Covid-19. Pelo relatório oficial, além dos 95 médicos, outros óbitos são de 209 profissionais da área de enfermagem, 114 da farmacêutica, 79 cuidadores de idosos, 52 da área de odontologia, 28 do serviço social, 25 agentes comunitários e 24 da área laboratorial ou de diagnóstico, dentre outras.
Entre os profissionais de saúde, foram nada menos do que 73.992 notificações de possíveis casos de Covid-19. Deste total, 26.199 foram confirmados, sendo que 21.981 já constam como recuperados. Entre os médicos, ocorreram 5.178 notificações, dos quais 1.930 foram confirmados. Deste total, 1.543 aparecem como recuperados da doença.
Um dos últimos médicos a perder a vida em decorrência de complicações pela Cvid-19 foi o Dr. Nelson Castro Junior (CRM-PR 3.433), com 75 anos de idade e 49 anos de formado pela PUCPR. Ele faleceu na segunda-feira (11) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e sua despedida ocorreu no dia seguinte. Era especialista em cirurgia vascular, angiologia e medicina legal e perícia médica.
Com informações da AMP e CRM-PE
Imagens: AMP