Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Fatores como a redução de casos de Covid-19 em Umuarama, e da ocupação de leitos nos hospitais locais, somado ao avanço da vacinação, que chegou a 92% na sexta-feira (17), devem influenciar na decisão do prefeito em exercício, Hermes Pimentel pela flexibilização das ações de combate ao coronavírus. O município terá novo decreto, com medidas adequadas ao decreto.
O prefeito se reunirá com a equipe do Centro de Operações de Enfrentamento (COE) Municipal nesta segunda-feira, 20, para discutir as mudanças necessárias e a edição de normas municipais.
“É preciso tranquilizar os comerciantes para a realização de suas atividades. Como o governo do Estado tem um panorama mais amplo da situação em todo o Paraná, vamos adequar as medidas locais ao decreto 8.705/2021, assinado pelo governador Ratinho Júnior no dia 14, e flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, principalmente no horário noturno”, declarou Pimentel.
O decreto do Estado permite a livre circulação e a venda de bebida alcoólica durante a madrugada. Eventos poderão receber até mil pessoas, desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados e 60% para locais abertos. Os participantes precisam estar com o esquema vacinal completo contra a covid-19 ou apresentar exame RT-PCR negativo.
A norma permite o consumo de bebidas e comidas em eventos, porém é necessário usar máscara cobrindo o nariz e a boca a todo o momento – exceto para ingestão momentânea de comida ou bebida. A realização de eventos fica restrita em local fechado que não tenha climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados; onde o público tenha de permanecer em pé durante a realização; e se houver duração superior a 6 horas, entre outros critérios.
A Secretaria de Estado da Saúde estabelecerá um cronograma de flexibilização das normas restritivas para o controle da pandemia de acordo com o avanço da vacinação, de forma gradativa e escalonada, condicionado ao monitoramento dos casos de covid-19 no Paraná. As medidas podem ser alteradas em razão do cenário epidemiológico ou da situação vacinal.
Com informações e foto da PMU
Foto de capa: Asaff Saab de Souza