Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Os profissionais precisam ter formação em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no país e possuir CRM
Foto: Divulgação
Foram prorrogados os prazos de inscrição do último edital publicado do programa Mais Médicos. Para os municípios, o prazo de inscrição para sinalizar ao Ministério da Saúde (MS) a necessidade de mais médicos se estenderá até esta sexta-feira (19 de março). Também nesta sexta começa o período de adesão dos profissionais de saúde, que terão até o dia 26 de março para se inscreverem no programa.
O edital do Mais Médicos abriu 2.904 novas vagas para a ampliação e o fortalecimento da assistência nas unidades de saúde da Atenção Primária em todo o país e o enfrentamento à pandemia da Covid-19
A notícia foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União no dia 8 de março. As vagas irão reforçar o atendimento em locais com a situação epidemiológica mais crítica, como no Acre.
O secretário de Atenção Primária à Saúde (APS), Raphael Parente, lembra que os profissionais selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios. Como as vagas estão sendo oferecidas em todos os estados brasileiros, muitos médicos terão a oportunidade de ficar próximos de suas famílias.
Mais Médicos
Para participar do Mais Médicos, os profissionais precisam de formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país (registro no CRM).
Além do provimento de mais profissionais de saúde, o programa visa aperfeiçoar os médicos das unidades de Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da oferta de cursos de especialização por instituição pública e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente, 15.370 médicos atuam no programa.
Cronograma
A previsão é que os médicos selecionados na primeira chamada comecem a atuar nos municípios a partir de 19 de abril. Segundo o edital, o tempo de permanência dos profissionais de saúde no programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três.
Confira o cronograma atualizado:
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Autora: Úrsula Neves - Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC/FACHA)
Fonte: PEBMED