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Em 2020 o CRM-PR ampliou a representatividade, diálogo, soluções tecnológicas e atualização de conhecimento dos profissionais

Foto: Divulgação

CRM-PR - Ações de enfrentamento à pandemia, em prol do médico e da sociedade

Publicado em 23/12/2020 às 17:56

Entre as muitas ações desenvolvidas, têm destaque a ampliação da representatividade, o diálogo com as sociedades de especialidade, as soluções tecnológicas e atualização de conhecimento, a preocupação com as condições de trabalho e segurança dos profissionais; e a valorização da Medicina e dos que a exercem sob os valores hipocráticos

O ano de 2020 chega ao fim e sua retrospectiva inevitavelmente recai sobre os mais de nove meses de pandemia pelo novo coronavírus, que continua no país e no mundo. Para o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), o ano foi de inovação acelerada, com o desenvolvimento de novas formas de atuar diante das necessárias medidas de distanciamento social, adaptando processos e buscando meios de contribuir com a classe médica e, principalmente, com a sociedade no combate à pandemia. Neste contexto, o próprio atendimento aos médicos e pessoas jurídicas ganhou facilidade e agilidade, com grande parte dos serviços realizada de forma remota, evitando deslocamentos e ônus financeiro e de tempo. Ainda, foi inaugurado sistema de julgamento virtual, realçando assim o processo de modernização em curso.

Entre as muitas ações desenvolvidas pelo CRM-PR ao longo do ano, merecem destaque a ampliação da representatividade regional, com a criação das Representações Regionais Virtuais; o diálogo constante com as sociedades de especialidade para uma melhor compreensão dos impactos da pandemia nos diferentes segmentos da Medicina; as soluções tecnológicas para os médicos, como o lançamento da ferramenta para emissão online de receitas, atestados e solicitações de exames; a vigilância às condições de trabalho e segurança dos profissionais; e a consolidação da credibilidade institucional do CRM-PR, que atuou em momentos críticos da pandemia, alertando médicos e sociedade e fiscalizando os serviços de saúde. Ainda com respaldo do CFM, teve atuação intensa para o cumprimento da Lei do Ato Médico.

Ampliação da representatividade
Conselho do Paraná já possui 105 Representações e 438 representantes em todo o estado (Foto: CRM-PR)

A representatividade médica no Paraná alcançou em 2020 patamares inéditos em sua história. Por meio da Resolução CRM-PR nº 218/2020, publicada no início de julho, houve uma profunda modernização das unidades regionais da autarquia, abrindo a possibilidade de abertura de unidades virtuais e nomeação de representantes em localidades com mais de 15 médicos. 

Desde então, o CRM-PR já instituiu 105 Representações, das quais 97 em formato virtual. Somam-se a essa estrutura 438 Representantes, médicas e médicos de cada localidade ou microrregião que tornam o Conselho mais presente nas municipalidades, ouvindo os profissionais e as demandas relevantes à saúde da população. Confira aqui a lista de todas as Representações Regionais do CRM-PR. Hoje, o Paraná já conta com aproximadamente 30,5 mil médicos e 12 mil empresas de serviços de saúde.

Diálogo com as especialidades
Já em relação à pandemia, o CRM-PR desenvolveu inúmeras ações desde o início do ano, como o relacionamento próximo com as autoridades governamentais e de saúde para debater o planejamento e enfrentamento da pandemia nos municípios e estado. Também foram realizadas inúmeras reuniões com as sociedades de especialidade, de forma a compreender os impactos da pandemia para cada segmento médico. Nesse sentido, foram realizadas plenárias temáticas com 19 especialidades com representação no Paraná, além de diversas reuniões de atualização do corpo conselhal com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA).
 

Campanha do CRM-PR com sociedades de especialidade alertou sobre importância do tratamento de doenças crônicas e da busca por atendimento em emergências (Foto: CRM-PR)

Do diálogo com as especialidades surgiu a campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, realizada pelo CRM-PR em parceria com as sociedades. Iniciada em junho, a campanha teve como objetivo conscientizar médicos e população sobre a importância da continuidade do tratamento e acompanhamento de doenças crônicas, assim como de buscar atendimento em casos de emergência.

Participaram da campanha a Sociedade Paranaense de CardiologiaSociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional ParanáAssociação Paranaense de HansenologiaSociedade Paranaense de PediatriaSociedade de Obstetrícia e Ginecologia do ParanáAssociação Paranaense de Ciências NeurológicasSociedade Paranaense de ReumatologiaSociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção ParanaenseSociedade Brasileira de Urologia – Secção ParanáSociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional ParanáSociedade Paranaense de Nefrologia; e Associação Paranaense de Psiquiatria.

Soluções tecnológicas

Entre os destaques de 2020, as soluções tecnológicas implementadas pelo CRM-PR talvez tenham tido o maior impacto direto no dia a dia de médicas e médicos de todo o Paraná. Em abril, apenas um mês após o início da pandemia no Brasil, o Conselho do Paraná lançou um sistema próprio de validação de receitas e atestados médicos.
 

Ferramenta de emissão de receitas, atestados e solicitações de exames também está disponível na versão mobile (Foto: CRM-PR)

Por meio do Portal de Serviços, que agrega diversos serviços disponíveis via web aos profissionais médicos e empresas com registro no CRM-PR, os médicos puderam emitir prescrições de forma online, com segurança e agilidade. A partir de maio, foi acrescentada a opção de solicitação de exames pelo sistema. A iniciativa estará disponível enquanto durar a situação de emergência pela Covid-19 e foi regulamentada pela Resolução 482/2020 da SESA, estando amparada ainda pela Resolução CRM-PR 217/2020.

E, em dezembro, o CRM-PR deu mais um passo à modernização, com o lançamento da versão mobile do sistema, o “Receita Digital CRM-PR”. Disponível para download nos sistemas Android e iOS, o aplicativo traz as mesmas funcionalidades da emissão desses documentos via Portal de Serviços.

Preocupação com as condições de trabalho
Plataforma online facilita a denúncia de falta de EPIs e de condições de atendimento na linha de frente de combate à pandemia (Foto: CFM)

Outro tema de grande interesse do Conselho do Paraná ao longo do ano foram as condições de trabalho dos profissionais de saúde, em especial dos médicos, diante do avanço da pandemia em todo o estado. Assim, foram intensificadas as fiscalizações em Unidades de Pronto Atendimento e unidades de saúde de Curitiba, região metropolitana e também do interior. Além disso, foi disponibilizada a todos os profissionais da linha de frente uma plataforma online de denúncias para informar a falta de EPIs e falhas na estrutura de atendimento em unidades de saúde de todo o país.

O CRM-PR também teve uma atuação intensa no combate à violência e assédio contra profissionais. Retomando pauta prioritária já do exercício de 2019, a autarquia manteve aproximação com os organismos de segurança, justiça, Ministério Público, legisladores, gestores públicos, sociedades de especialidade e representantes de outras categorias visando somar esforços para prevenir os casos de violência e também para responsabilizar os autores. Ao mesmo tempo, vem incrementando as suas ações educativas com cursos com dicas sobre segurança.
 

Diretores do Complexo Médico Penal receberam os representantes do Departamento de Fiscalização do CRM-PR (Foto: CRM-PR)

Foram realizadas 2.036 fiscalizações em 2020, tendo entre seus objetivos assegurar que médicos e demais profissionais de saúde tivessem condições técnicas e equipamentos de proteção individual adequados, especialmente nos casos de atendimento a pacientes com Covid-19. Em outra frente de atuação da atividade fiscalizatória, o CRM-PR efetuou em setembro a notificação do indicativo de interdição ética do Complexo Médico Penal do Paraná, em Pinhais. A Administração Penitenciária do Estado recebeu assim o prazo de 180 dias para suprir irregularidades que impactam nas condições de trabalho e qualidade assistencial à população carcerária e pessoas sob medidas de segurança.

 

Atendimento remoto e canais de comunicação
Mesmo diante dos desafios trazidos pela situação da pandemia, CRM-PR manteve suas atividades em pleno funcionamento durante todo o ano. Para tanto, estabeleceu com rapidez o trabalho remoto para todas as atividades em que o teletrabalho era possível; promoveu a disponibilização da maior parte dos serviços aos médicos e empresas via Portal de Serviços; lançou novos canais de contato com o público, como o atendimento via WhatsApp, disponível para alguns setores e departamentos da autarquia.
 

Marca histórica foi atingida pelo CRM-PR em setembro (Foto: CRM-PR)

Os resultados de tais medidas podem ser conferidos em números. No mês de setembro, o CRM-PR atingiu a marca histórica de 1 milhão de documentos emitidos via web, indicando a consolidação do Portal de Serviços como forma de atendimento ágil, interativo, seguro e econômico. Atualmente, 93% dos médicos ativos e 97% das empresas de serviços médicos cadastradas utilizam o sistema digital de serviços.

Também os canais de comunicação registraram grande aumento de sua audiência e alcance. O portal do CRM-PR termina o ano com mais de 4,5 milhões de visualizações de páginas, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Nas redes sociais, também foi registrado aumento do alcance dos canais do CRM-PR. São 17,8 mil seguidores no Facebook, 11,6 mil no Instagram, e 3,9 mil inscritos no canal do YouTube.

 

Consolidação da credibilidade institucional
O resultado de todo o trabalho desenvolvido pode ser percebido na consolidação da credibilidade institucional do CRM-PR. Tanto por meio de seus canais oficiais como por meio de entrevistas à imprensa local e regional, o Conselho do Paraná atuou de forma ininterrupta para promover as medidas de combate à pandemia, informar médicos e sociedade sobre temas de relevância à saúde pública, orientar os profissionais em relação aos mais diferentes assuntos.
 

Alerta máximo do CRM-PR teve ampla repercussão nas redes sociais e mídia (Foto: CRM-PR)

Assim, no dia 1º de dezembro, o alerta máximo emitido pelo CRM-PR sobre a capacidade operacional do sistema de saúde recebeu ampla repercussão dos meios de comunicação e redes sociais. Com o recrudescimento da pandemia no estado, o alerta chamava a atenção para o esgotamento da estrutura assistencial e capacidade física e emocional dos profissionais de saúde.

Além de diversas reportagens de TV, rádio e portais de notícias, o alerta alcançou mais de 140 mil pessoas no Facebook, com 1,7 mil compartilhamentos, e registrou mais de 4 mil curtidas no Instagram, com 55 comentários dos internautas. Confira aqui todos os alertas emitidos pelo CRM-PR em 2020.


 

Atividade judicante
Conselho do Paraná realizou o primeiro julgamento online de sua história em 16 de setembro (Foto: CRM-PR)

Também uma das atribuições legais do CRM-PR, a atividade judicante foi impactada inicialmente devido à suspensão dos prazos processuais em todo o sistema conselhal. Com a retomada dos prazos, definida pela portaria nº 120/2020 do Conselho Federal de Medicina, houve o retorno destes nos processos ético-profissionais (PEP) e sindicâncias, bem como em audiências, atos instrutórios e sessões de julgamentos presenciais a partir de 21 de agosto. 

Logo depois, em 16 de setembro, o CRM-PR realizou o primeiro julgamento virtual de processo ético-profissional de sua história. O modelo inovador, amparado pela Resolução CFM nº 2.278/2020, tende a oferecer uma resposta mais rápida à sociedade, ao mesmo tempo em que possibilita participação de denunciantes e denunciados, inibe custos e ajusta-se às recomendações sanitárias para o distanciamento social em tempos de pandemia.

Educação Médica
Primeira palestra sobre Covid-19 do CRM-PR foi transmitida ao vivo pelo YouTube e contou com mais de mil participantes (Foto: CRM-PR)

O programa de Educação Médica Continuada do CRM-PR realizou ao longo de 2020 uma série de eventos e atividades voltados à informação e orientação sobre o novo coronavírus. A primeira palestra sobre o assunto, realizada em 19 de março, foi transmitida pelo canal do Conselho no YouTube ao vivo, tendo registrado mais de mil participações, entre médicos e estudantes de Medicina.

Em maio, foi lançada série de vídeos com orientações sobre o manejo da Covid-19. Gravadas por médicos especialistas, as mensagens trazem dicas práticas para auxiliar a atuação profissional nas diversas possíveis situações decorrentes da doença, totalizando 15 vídeos. Outra série de vídeos, lançada em junho, trouxe informações e orientações práticas quanto ao atestado de óbito.
 

I Fórum de Ensino Médico debateu a formação médica em tempos de pandemia (Foto: CRM-PR)

No mês de julho, o CRM-PR realizou o I Fórum de Ensino Médico, evento online que debateu a formação médica em tempos de pandemia. Foram mais de 800 inscritos, entre estudantes de Medicina, residentes e professores. A segunda edição do fórum ocorreu em setembro e abordou as mudanças para as residências médicas. Assim, o Conselho do Paraná atingiu a marca de mais de 88 mil participações em seu programa de Educação Médica, com 147 eventos, 9.107 participantes e 226 horas/eventos ao longo de 2020 até o mês de novembro.




 

Dia do Médico
Dia do Médico foi realizado em formato totalmente online pela primeira vez em 35 anos (Foto: CRM-PR)

celebração do Dia do Médico também passou por mudanças devido à pandemia. Realizado pela primeira vez em formato online, o evento homenageou 125 médicos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pela passagem dos 50 anos de atividade profissional ininterrupta com histórico ético exemplar. A transmissão da cerimônia foi aberta a familiares e ao público em geral, tendo registrado mais de duas mil visualizações.
O evento também registrou a entrega da Medalha de Lucas à pediatra Mariângela Batista Galvão Simão, por sua destacada atuação em causas sociais e humanitárias. Nascida em Curitiba e com 40 anos de dedicação à saúde pública, ela tornou-se a 17ª personalidade distinguida pelo CRM-PR com a medalha.

 

Homenagem aos profissionais
O CRM-PR encerra sua retrospectiva com uma homenagem aos profissionais que faleceram em decorrência da Covid-19, muitos dos quais tendo contraído a doença ao atuar na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 25 médicos e médicas de todo o estado perderam suas vidas, não sem antes deixar um legado de amor à Medicina e dedicação aos pacientes. Com isso, o CRM-PR agradece a todos os profissionais médicos, que perseveraram ao longo deste ano ímpar para a Medicina, assim como seus familiares, demais colegas da área da Saúde e de apoio às atividades médicas. O Conselho produziu vídeo de 1 minuto de duração exibindo foto e dados de cada um dos médicos falecidos até o final de novembro, que pode ser acessado no canal do YouTube.
 

Confira abaixo os médicos falecidos por causa da Covid-19 no Paraná:

Fonte: CRM-PR

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