Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 Login
Chegou a 40 o total de casos positivos de Covid-19 em Umuarama, nesta quarta-feira, 3, conforme o boletim diário emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. Mais dois casos foram confirmados hoje – ambos homens, de 23 e 34 anos.
Desse total, 20 positivados já são considerados recuperados. Três pacientes permanecem hospitalizados com o novo coronavírus (um em UTI hospitalar e dois em enfermarias) e 16 pessoas seguem em isolamento domiciliar, além de um óbito.
Os casos suspeitos agora são 207, com quatro pessoas internadas em enfermarias e 203 em isolamento, monitoradas pelo Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal. Outras 419 suspeitas já foram descartadas e as notificações agora somam 666 registros.
O que é o coronavírus?
O coronavírus é uma família de vírus que se manifestou pela primeira vez em 1937. Em 31 de dezembro de 2019, foi identificado um novo tipo de coronavírus, que teve origem no mercado de frutos do mar e de animais vivos da cidade de Wuhan, na China.
Por causar graves infecções respiratórias, o vírus ficou conhecido pela sigla SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, em tradução livre).
Curiosidade: o vírus ganhou esse nome devido à sua forma que se assemelha a uma coroa.
Os tipos de coronavírus
O coronavírus foi se modificando ao longo do tempo, por isso, os profissionais de saúde viram a necessidade de nomear cada um dos tipos do vírus de maneira diferente.
No caso do último vírus descoberto, seu nome inicial era novo coronavírus ou SARS-CoV-2, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 30 de Janeiro de 2020, anunciou a mudança da nomenclatura do vírus para COVID-19.
O nome foi alterado para se adaptar às diretrizes da OMS, que aconselham os estudiosos a não darem nomes que referenciem animais, objetos, indivíduos ou grupo de pessoas para os vírus descobertos.
Conheça abaixo os tipos conhecidos:
Quais são os sintomas do coronavírus?
Atenção!
O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade.
Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.
Apesar de serem sintomas semelhantes aos de um resfriado, por exemplo, o médico pode identificar a possibilidade de contaminação pelo vírus sabendo do histórico de viagem do paciente ou se ele teve contato com alguém que tenha viajado para a China, Japão, Coreia do Sul e do Norte, Cingapura, Vietnã, Tailândia e Camboja.
Caso alguma dessas perguntas tenha resposta positiva, o médico encaminhará os exames para uma investigação epidemiológica.
Como ocorre a transmissão do coronavírus?
Inicialmente, se pensava que a transmissão da doença acontecia de animais para pessoas, mas com os últimos acontecimentos na China, sabemos que a transmissão também pode ocorrer de pessoa para pessoa.
O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:
5 formas de se prevenir do coronavírus
Pessoas gripadas ou resfriadas
No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito
Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:
1- Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;
2- Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;
3- Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;
4- Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.
O coronavírus tem cura?
Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.
O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.
Fique atento!
Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família.
Com informações - Unimed