Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 Login
O tabagismo é um dos principais inimigos do coração. Aliado a uma dieta rica em gorduras e pobre em fibras e ao sedentarismo, o cigarro é um verdadeiro estopim para diversas doenças cardiovasculares.
Fator de risco de graves doenças pulmonares e para o aparecimento de uma série de tipos de câncer, o cigarro é ainda um dos maiores agressores do endotélio, uma fina parede de células que recobre os vasos sanguíneos.
“Essa agressão diária interfere na formação do óxido nítrico, o que deixa o endotélio vascular cada vez mais vulnerável ao acúmulo de gordura”, explica o cardiologista, Dr. Claudio Francisconi (CRM 24129).
Essas alterações favorecem a formação da placa de colesterol, que é a principal causa de infarto.
Cigarro e anticoncepcional pode ser uma mistura letal
Para as mulheres que fumam e tomam anticoncepcional, o tabaco é ainda mais perigoso. A mistura pode ser letal, pois aumenta a propensão a acidente vascular cerebral e trombose pulmonar e de membros.
Nenhuma quantidade é segura
Os cardiologistas do Instituto do Coração são unânimes: nenhuma quantidade de tabaco é segura.
“Um único cigarro por dia pode trazer malefícios irreparáveis à saúde ao longo do tempo. Um bom exemplo são os fumantes passivos, que podem sofrer os mesmos malefícios, apenas convivendo com quem fuma diariamente”, ressaltou o Dr. Claudio.