Terça-feira, 26 de novembro de 2024 Login
As reuniões do grupo serão quinzenais. Cerca de 20 mulheres participarão dos encontros.
Foto: Assessoria de Imprensa
O serviço de psicologia do Instituto Nossa Senhora Aparecida – Insa, em parceria com o Curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar deu início a um projeto de intervenção e atendimento psicoterapêutico em grupo, para mulheres no pós-operatório bariátrico. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), no Anfiteatro do Insa.
“O atendimento psicológico pré e pós-operatório é um direito de todo o paciente bariátrico atendido através do Sistema Único de Saúde - SUS, garantido no nosso Hospital. O que estamos fazendo é ampliar essa oferta. O objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências entre essas mulheres, que passaram ou estão passando por um processo externo e interno de reconfiguração da auto-imagem”, explica a psicóloga do Insa Ana Paula Novak.
A estudante do 5º ano de psicologia, Andjilla Akiyko Hara explica que o processo de transformação desencadeada após a cirurgia bariátrica nem sempre é fácil e por isso é fundamental o acompanhamento psicoterapêutico antes e depois da cirurgia.
“Ocorrem mudanças muito profundas, que alteram não só a forma física, mas também geram mudanças emocionais contundentes. Ao promover esses encontros, nosso objetivo é que nossas pacientes se identifiquem umas nas outras, troquem experiências e estabeleçam relações entre possíveis sofrimentos psicológicos e/ou estigmas frente a obesidade, procurando superá-los”, disse.
Para a dona de casa Valdirene Cristina Dias da Silva, operada há um ano e quatro meses, o encontro surpreendeu. “Vim porque soube que era um projeto de acadêmico e fiquei interessada. A reunião foi muito interessante, pois nos identificamos, conversamos sobre situações comuns, dúvidas e desafios que todas vivemos e isso foi muito bom”, disse.
A advogada Lenira Soares foi operada há 11 meses. “Vim em busca de novas experiências. A cirurgia me abriu muitas novas possibilidades e, agora, estou me preparando para voltar ao mercado de trabalho. Hoje recebi um incentivo muito grande. Não vejo a hora de chegar o próximo encontro”, disse.
As reuniões são quinzenais, sempre em grupo. As pacientes são selecionadas através do seu prontuário médico e convidadas a participar do projeto. São pacientes do SUS, que já passaram por todo o processo pré e pós-operatório e são acompanhadas pelo Serviço de Psicologia do Instituto Nossa Senhora Aparecida, Hospital de Alta Complexidade em Cirurgia Bariátrica, credenciado pelo SUS e referência para toda a região.