Quarta-feira, 4 de dezembro de 2024 Login
O movimento Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003. Instituída no dia 17, a data passou a ser comemorada como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Para reforçar as necessidades de cuidados, o médico urologista, Dr. André Garcia (CRM/PR 25.770 / RQE 20.247), dá 5 dicas de prevenção ao câncer de próstata.
Confira:
1 - Mantenha uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais. E procure diminuir o consumo de laticínios e carnes vermelhas. Os vegetais são a melhor opção de alimentação saudável.
2- O sono insuficiente bloqueia os genes que nos protegem contra o desenvolvimento de tumores, e impede ou diminui consideravelmente a produção de melatonina, o “Hormônio do Sono”, que em níveis baixos ou insuficientes enfraquecem o sistema imune, deixando o organismo mais suscetível a doenças.
3- Consulte regularmente seu médico. O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de aumentar as chances de cura de qualquer tipo de câncer. Além disso, possibilita tratamentos menos invasivos e com menos efeitos colaterais.
4- O hábito de fumar e o consumo de bebida alcoólica em excesso aumentam os riscos de se desenvolver câncer de próstata, de recorrência de tumores após o tratamento inicial e ainda de morte resultante da doença.
5 - A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de próstata e está associada a maiores taxas de mortalidade pela doença.
A prática regular de atividade física contribui para melhorar a saúde de maneira geral, e reduz riscos do aparecimento do câncer.