Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
“Reconhecimento é algo que não se compra, se conquista”. Com essa justificativa, a vereadora de Cruzeiro do Oeste, Rosy Anne Bertoco, propôs e foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, a concessão da maior honraria da Casa de Leis – o Título de Cidadão Honorário – ao médico, Dr. Josafa Fabricio dos Santos, pelos serviços prestados ao município na linha de frente da Covid-19. “Dr. Josafa foi um instrumento de Deus durante a pior fase da pandemia do coronavírus na nossa cidade. À frente do ambulatório de atendimento da Covid mostrou que, além de ser um excelente profissional, é também um ser humano incrível”, destacou a vereadora.
Alegria sem tamanho
Segundo Rosy Anne, o médico é muito querido pelo bom atendimento e carisma, e no enfrentamento à Covid provou que a população está em boas mãos. “Quem pôde acompanhar sabe do que estou falando. Eram dias sem dormir, muitas vezes exausto, mas ele estava ali para dar o melhor de si para os seus pacientes, para não deixar ninguém sair sem atendimento”, conta.
O homenageado relembra os dias de insegurança vividos no Ambulatório Covid, frente a um inimigo ainda desconhecido, e a preocupação com a saúde dos pacientes, dos colegas de trabalho e com o próprio bem-estar. “Foram muitas horas de vigília e dias de muita insegurança, mas tentei oferecer o melhor que havia disponível a cada pessoa que pudesse ajudar no Ambulatório Covid de Cruzeiro do Oeste”, recorda o médico. “E admito que ver um paciente se recuperando e retornando para sua casa, além de um milagre, é uma alegria sem tamanho”, resume Dr. Josafa.
Por amor
O pior já passou, o vírus começa a ser controlado, com os cuidados individuais, coletivos e com a vacinação que avança no município. Mas a gratidão ao empenho profissional para ajudar a contornar a situação desesperadora é algo que vereadora não vai permitir que seja esquecido, e o título é uma garantia disso. “Muitas vidas foram salvas pelas suas mãos e temos de ser gratos a esse profissional de excelência e merecedor dessa honraria. É médico que está na profissão por amor mesmo”, avalia Rosy Anne.
O médico relata que desde que chegou na cidade buscou se aprimorar para oferecer o melhor que pudesse para ajudar seus pacientes. “Esta sempre será minha meta como profissional”, afirma.
Missão cumprida
Ele sente que cumpriu a missão, mas tem consciência de que ninguém faz nada sozinho. “Sou grato a Deus em primeiro lugar por poder oferecer cuidados às pessoas que sofreram e lutaram bravamente contra a Covid 19”, aponta. “Esse sentimento de missão cumprida, pela jornada que enfrentamos não tem preço. Me sinto muito honrado pelo reconhecimento e estendo esta honraria para todos os que estiveram ao meu lado nesta caminhada”, reconhece.
E a vida segue, como cabe aos bravos. “Esta honraria vem com o refrigério para seguir lutando pela saúde deste município que hoje é meu domicilio”, conclui, agradecido.