Domingo, 20 de abril de 2025 Login
O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizado anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trouxe uma excelente notícia para a saúde de Umuarama e região. *O Instituto Nossa Senhora Aparecida – INSA alcançou 100% de aprovação na avaliação dos indicadores de segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)*.
O relatório – publicado em 7 de abril de 2025 – avalia o cumprimento das práticas obrigatórias de segurança do paciente nos hospitais que possuem UTI. *Alcançar 100% significa que o hospital atende com rigor todos os critérios estabelecidos, demonstrando adesão integral às diretrizes nacionais de segurança assistencial*.
O sucesso na Avaliação da Anvisa depende fundamentalmente da adesão e desempenho do Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissões de Controle de Infecção (SCIH/CCIH/CCIRAS) dos hospitais participantes.
“Esse reconhecimento é resultado do esforço integrado entre nossas equipes assistenciais, administrativas e de gestão da qualidade. É uma conquista que reflete nosso compromisso diário com a segurança, o acolhimento e a excelência no cuidado ao paciente”, destacou o gestor do INSA, Marcelo Nelli.
O Nossa Senhora foi um dos 13 do Paraná e o único hospital de Umuarama a apresentar alta conformidade na Avaliação e figura no Relatório ao lado de instituições como o Hospital Pequeno Príncipe e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba e o HNSG Hospital da Providência de Apucarana.
A nota máxima indica que a instituição investe na capacitação contínua das equipes, implementa protocolos clínicos bem definidos e possui mecanismos de monitoramento e melhoria contínua. Isso fortalece a cultura organizacional voltada para a prevenção de erros e o cuidado centrado no paciente, fortalecendo a saúde de toda a região.
NOVIDADE