Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
O Workshop “Critérios Para Solicitação de Hemocomponentes e Aspectos Gerais Relacionados à Transfusão”, realizado na noite chuvosa desta segunda-feira (17), no Centro Cultural Vera Schubert reuniu cerca de 300 pessoas, entre médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem.
Foi o maior evento sobre transfusão de sangue já realizado em Umuarama e região até agora. Temas como: os usos medicinais da transfusão de sangue, aspectos técnicos e legais para a solicitação de hemocomponentes e assuntos técnicos da infusão sanguínea nas unidades hospitalares foram abordados.
O Workshop foi promovido através da parceria da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – NOROSPAR, através de seu Comitê Transfusional e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – HEMEPAR, através do Hemonúcleo de Umuarama.
“O objetivo deste encontro é ajudar a ampliar os conhecimentos de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem sobre a transfusão e o uso medicinal do sangue e seus componentes”, disse a gerente administrativa da Norospar, Eliane Trentini que falou em nome da instituição na abertura do evento. Eliane reconheceu e parabenizou o empenho e a dedicação das equipes da Norospar e do Hemonúcleo que trabalharam juntas para a realização do Workshop.
O farmacêutico Tiago Branco Dias, representou o Chefe do Hemonúlcleo de Umuarama, Dr. Claudio Francisconi. Segundo ele, novos eventos serão organizados. “É muito importante levar esses conhecimentos ao maior número de profissionais possível, a fim de ampliar e aprimorar os serviços de solicitação e fornecimento de hemocomponentes”, disse.
Foram palestrantes: a hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr, que falou dos usos medicinais da transfusão sanguínea, patologias, dosagens e relatou casos clínicos.
A palestra do farmacêutico do Hemonúcleo, Tiago Branco Dias abordou os aspectos gerais da solicitação de hemocomponentes, que é um ato médico que fica registrado por 100 anos nos sistemas do Hemepar.
O ciclo de palestras foi encerrado pela enfermeira Responsável Técnica do Hemonúcleo de Umuarama, Rosiclei Alves de Oliveira, que abordou os aspectos legais da transfusão e a responsabilidade técnica dos profissionais médicos e enfermeiros sobre a solicitação e infusão de hemocomponentes.
O evento foi encerrado com homenagens aos palestrantes, que foram voluntários. O diretor clínico da Norospar, Dr. Fernando Sakata Belizário e a gerente administrativa Eliane Trentini também foram homenageados pelo comprometimento e apoio, fundamentais para realização do Workshop, que foi um grande sucesso.
A coordenadora do Comitê Transfusional da Norospar, enfermeira Maria Aglair Hrycyna, idealizadora do evento, recebeu os cumprimentos e foi parabenizada pelo sucesso alcançado.
“O foco é melhorar o serviço lá na ponta, tanto no incentivo a doação, solicitação e utilização correta dos hemocomponentes. Nossa estratégia é a comunicação e a integração dos profissionais”, disse. Aglair agradeceu a direção do Hemonúcleo e da Norospar e a todos os colegas que ajudaram.
Colaboradores de vários setores da Norospar e do Hemonúcleo também foram voluntários, na coleta da lista de presença, mesa de som, serviço de coquetel e cerimonial. Todos receberam certificados de agradecimento.
EDUCAÇÃO & PREVENÇÃO